08-06-2020
As coisas vêm acontecendo de forma muito acelerada em todas as esferas do mercado. Para a comunicação, marketing e consumo – altamente transformadas pelas revoluções digitais – as mudanças estão cada vez mais visíveis e presentes.
Mesmo pensando em tendências pós-pandemia, a maioria das empresas já estão repensando suas prioridades e adaptando as estratégias de comunicação para o agora!
Consumir apenas por consumir, irá perder valor, com a maioria dos clientes adotando comportamentos e hábitos que terão grande impacto para as marcas, e afetando a maneira como pensamos em comunicação.
A principal mudança no comportamento das marcas e empresas não terá uma relação direta com o consumo de mídia, mas, sim, na forma como elas se relacionam com as pessoas.
Implicações do hoje irão se estender para o pós-pandemia, já que quando há mudanças sérias nas circunstâncias e estilo de vida dos consumidores, há também alterações drásticas na preferência e percepção pelas marcas.
A medida que a crise continua, muitas empresas estão acelerando as iniciativas de boas ações, mostrando impactos positivos no momento.
Mas é preciso ter atenção, especialistas afirmam que os consumidores esperam também que essas ações continuem acontecendo muito depois do coronavírus.
Devemos entender que, agora é hora de marcas terem ações que vão além de palavras bonitas nas redes sociais, ou em um anúncio.
O planejamento futuro deve ser pautados nas tendências pós-pandemia, para que assim seja possível sobreviver em um mercado com consumidores muito mais direcionados.
Comunicação, consumo e marketing em meio ao contexto do novo coronavírus. Mudanças estruturais muito fortes que precisam ser conhecidas por quem deseja continuar ativo no mercado.
Testado e comprovado
A medida que os consumidores mudam para adotar esses novos hábitos e comportamentos, eles se apegam às marcas em que confiam para caminharem junto a crise.
Uma mudança muito poderosa no pós-pandemia, é que aspectos como “inovadores e modernos”, perderam espaço para “comprovados e testados”.
Uma pesquisa feita pela Evercore, afirma que será difícil o lançamento de novas marcas nesse ambiente. Os clientes não estão abertos a coisas novas, a mentalidade agora passou de ganho para manutenção.
Nesse tempo, as marcas devem focar em tornar a experiência do usuário, a conexão emocional e a base do relacionamento, muito mais fortes e poderosas, removendo possíveis tensões que podem desestabilizar os clientes.
Mídia Digital
Uma das tendências pós-pandemia mais visíveis, é do uso acelerado dos veículos online. O digital tomou uma proporção gigantesca em nossas vidas, e como segurança, passamos a assistir, consumir e se atualizar do mundo apenas através do virtual.
As pessoas querem saber o que está acontecendo em tempo real e têm sede de informação! Agora a informação e agilidade estão acima de tudo, e as marcas precisam acompanhar.
A tecnologia está a serviço de tudo, desde educação até negócios e lazer. Quando o “novo normal” chegar, vai ficar nítido que muitas coisas estavam obsoletas e precisam ser transformadas para sempre.
Trabalho e Educação Online
Se antes as aulas virtuais e o home office eram caprichos questionáveis de muitos, agora são o futuro!
A transformação digital imposta pela Covid-19 obrigou muitas pessoas a verem que serviços remotos são reais. Uma vez que a pandemia passar, marcas, empresas e negócios precisarão avaliar se será necessário manter colaboradores, clientes e parceiros todos os dias de forma presencial e como é possível deixar o digital ainda mais poderoso.
Abra espaço para o DIY
A cultura do DIY (Do It Yourself) está cada vez mais forte. Com mais tempo em casa, os consumidores aprenderam novas habilidades para acalmar a mente, e vão continuar mesmo depois que a pandemia acabar.
Algumas marcas já perceberam determinados produtos crescendo exponencialmente e estão aproveitando para agregar conteúdo a isso.
Receitas, cuidados com plantas, arrumar o cabelo em casa, exercícios na sala e muitos outros temas estão em alta e com procura cada vez maior.
Assim, ao invés de ficar desesperado porque você não pode fazer para o seu cliente, ensine ele a como fazer com a sua ajuda e da maneira certa.
Humanidade, solidariedade e empatia
A pandemia trouxe mais humanização para a vida das pessoas. O ritmo caótico que muitos estavam acostumados, precisou ser desacelerado e repensado.
Muitas pessoas estão sentindo os impactos negativos em um aspecto macro, e passaram a ajudar outras da forma que podem.
A família passou a ser o ponto mais importante da vida de um cidadão, com amigos e conhecidos na sequência.
As marcas precisam entender que esses valores precisam ficar presentes em suas comunicações pós-pandemia!
Essas são apenas algumas das tendências pós-pandemia, que já estão presentes atualmente, e precisam ser consideradas na hora da comunicação com o consumidor!
Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar e assim transformar o mercado de maneira positiva.
Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais:
www.instagram.com/agencia_ecos | www.facebook.com/agenciaecos
20-09-2021
A alta dos Podcasts11-05-2021
Quais as peculiaridades do Pinterest ADS11-01-2021
Tendências do Marketing Digital para 202106-10-2020
9 livros que todo publicitário precisa ler28-09-2020
Como criar uma persona18-09-2020
Por que eu preciso ter um logotipo?21-08-2020
Afinal por que Copywriting é tão importante?18-08-2020
Como anda a gestão de marca da sua empresa?26-06-2020
Marketing Offline: Você ainda lembra dele?02-01-2017
Estudo de caso Agência ECOS + Pizza na Roça22-06-2016
As 4 vantagens de possuir um e-commerce
Compartilhe essa Postagem!