Blog ECOS

Consumo e comunicação: tendências pós-pandemia


08-06-2020


Consumo e comunicação: tendências pós-pandemia

As coisas vêm acontecendo de forma muito acelerada em todas as esferas do mercado. Para a comunicação, marketing e consumo – altamente transformadas pelas revoluções digitais – as mudanças estão cada vez mais visíveis e presentes.

Mesmo pensando em tendências pós-pandemia, a maioria das empresas já estão repensando suas prioridades e adaptando as estratégias de comunicação para o agora!

Consumir apenas por consumir, irá perder valor, com a maioria dos clientes adotando comportamentos e hábitos que terão grande impacto para as marcas, e afetando a maneira como pensamos em comunicação.

Tendências pós-pandemia que precisam ser vistas agora

A principal mudança no comportamento das marcas e empresas não terá uma relação direta com o consumo de mídia, mas, sim, na forma como elas se relacionam com as pessoas.

Implicações do hoje irão se estender para o pós-pandemia, já que quando há mudanças sérias nas circunstâncias e estilo de vida dos consumidores, há também alterações drásticas na preferência e percepção pelas marcas.

A medida que a crise continua, muitas empresas estão acelerando as iniciativas de boas ações, mostrando impactos positivos no momento. 

Mas é preciso ter atenção, especialistas afirmam que os consumidores esperam também que essas ações continuem acontecendo muito depois do coronavírus.

Devemos entender que, agora é hora de marcas terem ações que vão além de palavras bonitas nas redes sociais, ou em um anúncio. 

O planejamento futuro deve ser pautados nas tendências pós-pandemia, para que assim seja possível sobreviver em um mercado com consumidores muito mais direcionados.

O que podemos esperar

Comunicação, consumo e marketing em meio ao contexto do novo coronavírus. Mudanças estruturais muito fortes que precisam ser conhecidas por quem deseja continuar ativo no mercado.

  • Testado e comprovado

A medida que os consumidores mudam para adotar esses novos hábitos e comportamentos, eles se apegam às marcas em que confiam para caminharem junto a crise.

Uma mudança muito poderosa no pós-pandemia, é que aspectos como “inovadores e modernos”, perderam espaço para “comprovados e testados”. 

Uma pesquisa feita pela Evercore, afirma que será difícil o lançamento de novas marcas nesse ambiente. Os clientes não estão abertos a coisas novas, a mentalidade agora passou de ganho para manutenção.

Nesse tempo, as marcas devem focar em tornar a experiência do usuário, a conexão emocional e a base do relacionamento, muito mais fortes e poderosas, removendo possíveis tensões que podem desestabilizar os clientes.

  • Mídia Digital

Uma das tendências pós-pandemia mais visíveis, é do uso acelerado dos veículos online. O digital tomou uma proporção gigantesca em nossas vidas, e como segurança, passamos a assistir, consumir e se atualizar do mundo apenas através do virtual.

As pessoas querem saber o que está acontecendo em tempo real e têm sede de informação! Agora a informação e agilidade estão acima de tudo, e as marcas precisam acompanhar.

A tecnologia está a serviço de tudo, desde educação até negócios e lazer. Quando o “novo normal” chegar, vai ficar nítido que muitas coisas estavam obsoletas e precisam ser transformadas para sempre.

  • Trabalho e Educação Online

Se antes as aulas virtuais e o home office eram caprichos questionáveis de muitos, agora são o futuro! 

A transformação digital imposta pela Covid-19 obrigou muitas pessoas a verem que serviços remotos são reais. Uma vez que a pandemia passar, marcas, empresas e negócios precisarão avaliar se será necessário manter colaboradores, clientes e parceiros todos os dias de forma presencial e como é possível deixar o digital ainda mais poderoso.

  • Abra espaço para o DIY

A cultura do DIY (Do It Yourself) está cada vez mais forte. Com mais tempo em casa, os consumidores aprenderam novas habilidades  para acalmar a mente, e vão continuar mesmo depois que a pandemia acabar.

Algumas marcas já perceberam determinados produtos crescendo exponencialmente e estão aproveitando para agregar conteúdo a isso.  

Receitas, cuidados com plantas, arrumar o cabelo em casa, exercícios na sala e muitos outros temas estão em alta e com procura cada vez maior.

Assim, ao invés de ficar desesperado porque você não pode fazer para o seu cliente, ensine ele a como fazer com a sua ajuda e da maneira certa.

  • Humanidade, solidariedade e empatia

A pandemia trouxe mais humanização para a vida das pessoas. O ritmo caótico que muitos estavam acostumados, precisou ser desacelerado e repensado.

Muitas pessoas estão sentindo os impactos negativos em um aspecto macro, e passaram a ajudar outras da forma que podem. 

A família passou a ser o ponto mais importante da vida de um cidadão, com amigos e conhecidos na sequência. 

As marcas precisam entender que esses valores precisam ficar presentes em suas comunicações pós-pandemia!

Essas são apenas algumas das tendências pós-pandemia, que já estão presentes atualmente, e precisam ser consideradas na hora da comunicação com o consumidor! 

Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar e assim transformar o mercado de maneira positiva.

Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais:

www.instagram.com/agencia_ecos | www.facebook.com/agenciaecos


Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Pesquisar
Últimas Postagens































Chamar no
Whatsapp