Blog ECOS

Coronavírus e as Fakes News: É preciso procurar informação de qualidade


30-06-2020


Coronavírus e as Fakes News: É preciso procurar informação de qualidade

Em meio a pandemia do novo coronavírus, diariamente somos bombardeados por relatos, informações e muitas opiniões a respeito do assunto, o que dá margem para muitas fake news surgirem!

O volume constante de informações falsas surgindo diariamente é preocupante, já que ao invés de orientação correta para a população, transmitem insegurança, pânico e medo.

Uma pesquisa realizada pela Avaaz (Associação civil sem fins lucrativos), apontam que cerca de 110 milhões de brasileiros acreditam em pelo menos uma notícia falsa sobre a pandemia. Isso corresponde a sete em cada 10 cidadãos.

Fake News e a desvalorização dos meios de comunicação



Atualmente existe uma grande desvalorização dos meios tradicionais de comunicação, já que existe uma crescente percepção de manipulação das informações, fazendo com que muitas pessoas migrem em massa para as redes sociais.

O que acontece é que esses usuários não se dão conta que os conteúdos existentes nessas plataformas, são em grande maioria, falsos e é preciso encontrar canais com credibilidade.

Por mais que uma pessoa seja um heavy user do Facebook, Twittter e Instagram, é importante lembrar de conferir o que está sendo publicado.

Encontrar canais como jornais, podcasts, blogs e páginas de comunicação sérias, é uma maneira de acompanhar as notícias com uma checagem de fatos que não comprometa sua veracidade.

Os danos causados por Fakes News são muito graves



Nos últimos anos pudemos acompanhar uma disseminação imensa de Fake News. Muita gente ainda acredita que não é preciso se preocupar com esse tipo de informação, o que é muito preocupante!

Quando algo é noticiado sem checagem de fatos ou responsabilidade de apuração, pode causar sérios danos à população.

No caso da Covid-19 muitas pessoas têm buscado informações na internet sobre o panorama da doença, prevenção e outros tipos de cuidados, encontrando muitas vezes notícias de cunho duvidoso e que podem prejudicar a saúde!

A presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC) Natália Pasternak, afirma que podem podem morrer por conta da desinformação.

“Ao acreditar em fake news na ciência, as pessoas tendem a optar por tratamentos de risco, curas milagrosas, formas de prevenção não eficazes, e também, quebrar o isolamento social, colocando a vida delas e de outro em perigo.”

Trecho de entrevista concedido ao Jornal Estado de Minas, que pode ser visto na íntegra clicando aqui!

A dica essencial aqui é ler muito! É preciso procurar informações em diferentes lugares e vários canais de comunicação e renome. 

Se for fazer uma pesquisa o Google, busque por três ou quatro links, desacreditando sempre na primeira informação que aparece.

Priorize informações verificadas por profissionais da saúde e divulgadas por órgãos governamentais e outros. 

Ainda que pareça muito cômodo perguntar para os colegas, a melhor forma de prevenir a desinformação é por meio da leitura apurada.

Combate às Fake News



Para combater as fake news acerca da Covid-19, o Ministério da Saúde disponibilizou um número de WhatsApp para envio de dúvidas da população.

O canal não funciona como um SAC para os usuários, mas sim uma plataforma exclusiva para receber informações virais, que serão apuradas por técnicos e respondidas oficialmente, tanto em caso de confirmação quanto de mentira.

Qualquer pessoa pode enviar mensagem gratuitamente com textos e imagens que tenha recebido nas redes sociais, confirmando a procedência antes de compartilhar.

O número é (61) 99289-4640

Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar e assim transformar o mercado de maneira positiva.


Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais:

www.instagram.com/agencia_ecos | www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos


Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Pesquisar
Últimas Postagens



























Chamar no
Whatsapp