Blog ECOS

Marketing Digital - Afinal o que é, e como posso usar a favor do meu negócio?


21-07-2020


Marketing Digital - Afinal o que é, e como posso usar a favor do meu negócio?

Pode ser que o conceito de Marketing Digital pareça muito claro, enquanto é muito subjetivo, fazendo com que muitas pessoas se confundam e não saibam de verdade o que ele é.

Será que qualquer ação digital caracteriza marketing? Quais as melhores estratégias para se usar? Como extrair ao máximo todo o potencial dessas ações?

Entendemos essas dúvidas, pois é complicado entender um assunto tão abrangente quanto esse. Por isso, hoje vamos te entregar todas as informações necessárias para que você saiba tudo do assunto.

Continue a leitura, e bom aprendizado!


O que é Marketing Digital

O Marketing Digital é um conjunto de atividades que uma empresa, ou até mesmo pessoa, executa online com o objetivo de criar relacionamentos, atrair novos negócios e desenvolver uma identidade de marca.

Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, conceitua Marketing como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Podemos dizer então, que são várias ferramentas utilizadas para aproveitar oportunidades e enfrentar os desafios do mercado!

Porém, atualmente os consumidores estão cada vez mais conectados à internet, realizando compras e buscando informações.

Assim, o Marketing Digital funciona como um termo para resumir todos os seus esforços dentro do ambiente online.

O grande fluxo de comunicação proporcionado pela web hoje em dia, favorece a criação de estratégias ágeis dentro do meio, como Inbound Marketing, Search Engine Optimization (SEO) e Marketing de Conteúdo.


Conceitos-chave dentro do Marketing Digital


O Marketing Digital é um universo próprio e tem muitos termos específicos. Antes de aprofundarmos nas vantagens e maneiras de potencializar seu negócio, é preciso elucidar esses conceitos.

  • Persona

Ao contrário de estratégias tradicionais, o Marketing Digital utiliza o conceito de personas, perfis semi fictícios, baseados nos consumidores reais que você têm, representando assim um comprador ideal.

Dessa forma, é possível criar ações direcionadas e segmentadas para o público correto, poupando o seu tempo e dinheiro.

  • Lead

Os Leads representam as oportunidades de negócio. Eles são os contatos, que através de estratégias de Inbound Marketing, deixam as informações para que você consiga identificar potenciais compradores e nutrí-los até o momento de compra.

  • Funil de Vendas

Também conhecido como Jornada do Consumidor, são as etapas pelas quais determinada pessoa passa durante todo o processo de compra, desde compreensão até a decisão.

  • Landing Page

Uma Landing Page é uma página de captura de leads, totalmente focada em conversão. 

A ideia aqui é que você ofereça um conteúdo ou material exclusivo e muito rico e, em troca o visitante deixe as informações de contato, se tornando um lead.

  • SEO

Search Engine Optimization ou otimização para os mecanismos de busca, são as ações que contribuem para melhorar o potencial do seu rankeamento, seja em páginas ou em conteúdos.


Vantagens do Marketing

O meio digital já mudou a maneira como fazemos marketing, melhorando a experiência para os consumidores e agregando valor para as organizações.

O Marketing Digital deve ser uma prioridade para as empresas. É preciso entregar valor, comunicar de forma clara, e administrar o relacionamento com os clientes em todos os processos, para alcançar os objetivos!

Existem diversos benefícios que as estratégias online podem oferecer, além de criar uma relação mais próxima entre marcas e públicos.


Interatividade

Uma das razões principais pelas quais o marketing em sua versão digital é cada vez mais adotado que os canais tradicionais, é a interatividade com o público.

Agora o foco não está mais no produto em si, mas em toda a experiência que o cliente encontra na sua jornada de compra.

Com ações passíveis de interação, nas quais o público pode opinar e indicar outros com alguns cliques, é possível aumentar o engajamento, satisfazendo as exigências dos consumidores.


Mensuração e análise

Uma das vantagens mais poderosas do Marketing Digital é a medicação da efetividade das campanhas publicitárias e anúncios veiculados.

Dessa forma, é possível provar que a sua estratégia funcionou (ou não) por meio de análises e dados concretos, o que agrega em melhorias contínuas para sua empresa.

Ficar de olho nas métricas é conseguir identificar falhas rapidamente, colocando em prática melhorias para os clientes.


Direcionamento

Um grande diferencial aqui é que é possível fazer ações para conquistar e atrair as pessoas certas, que apresentam o perfil ideal para consumir da sua empresa.

Além de economizar dinheiro, você também conhece melhor o seu público, e se torna cada vez mais especialista em conquistá-lo.


Mais oportunidades

A diminuição das distâncias entre consumidores e empresas ajudou muito, afinal, hoje em dia é possível criar uma excelente campanha, que atraia clientes de todas as partes do mundo, mesmo para pequenas marcas.

Isso é uma maneira de todos os lados ganharem, já que os consumidores têm mais oportunidade de conhecer a proposta da sua organização, e você de criar um ótimo posicionamento online, aumentando as oportunidades de vendas em múltiplos canais.


Estratégias do Marketing Digital


Para alcançar os seus objetivos com o Marketing Digital, e obter resultados, é preciso encontrar os meios corretos de chegar lá.

São muitas possibilidades disponíveis para sua empresa criar ações e estratégias corretas, é preciso entender bem o intuito para encontrar a melhor.

A seguir vamos listar as principais estratégias que podem ser utilizadas:

  • Inbound Marketing;

  • Marketing de Conteúdo;

  • Redes Sociais;

  • E-mail Marketing;

  • Sites Institucionais;

  • Blogs;

  • SEO;

  • Anúncios;

  • Marketing de Afiliados;

  • Aplicativos;

  • Plataformas de streaming.

A lista é muito longa, e contém uma gama grande de opções para você criar um planejamento coeso dentro do Marketing Digital e começar a alcançar seus objetivos.

Lembre-se que é preciso encontrar o melhor caminho para sua empresa, dialogando com o público correto e planejando ações que sejam viáveis e possíveis de serem realizadas.

Ainda ficou com dúvida? Entre em contato com nosso time que vamos esclarecer tudo para você!


Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar e assim transformar o mercado de maneira positiva.

Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais:

www.instagram.com/agencia_ecos | www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos


Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Chamar no
Whatsapp