Blog ECOS

Quais métricas são relevantes acompanhar nas redes sociais?


28-07-2020


Quais métricas são relevantes acompanhar nas redes sociais?

Não basta apenas postar nas redes sociais e esquecer esse conteúdo lá. É preciso ficar de olho nas métricas relevantes para acompanhar os resultados de suas ações.

Já que um dos maiores benefícios do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar seus resultados enquanto as estratégias ainda estão no ar.

Como gestor de marca é preciso se atentar ao alcance para direcionar suas estratégias para o caminho certo, colhendo os resultados esperados.

Mas quais métricas podem apontar o sucesso ou fracasso de uma campanha?


As principais métricas das redes sociais


A mensuração de resultados é uma poderosa ferramenta para implementar melhorias, aumentando investimento e até potencializando a performance.

Todas as redes sociais principais, possuem um Analytics básico (algumas mais avançadas que as outras) disponíveis para o seu perfil ou página. 

Por isso, é preciso estudar um pouco mais sobre as particularidades de cada um, entendendo as ferramentas disponíveis.

Mas para você não se perder no meio de tantos indicadores, selecionamos aqui as métricas mais relevantes para análise.


Alcance

Será que é possível saber se o seu público visualizou o conteúdo publicado por você? SIM, esse é o papel do alcance!

Esse indicador mostra como está acontecendo a distribuição das suas publicações dentro do feed dos usuários daquela rede social.

No Facebook, por exemplo, durante um tempo o alcance estava diminuindo por conta das mudanças do algoritmo da rede, por isso, é muito importante ficar atento a essa métrica para saber se o seu público está de fato recebendo seus conteúdos.


Engajamento

O engajamento é a métrica que mede o quanto seu público está envolvido com a sua publicação, considerando as curtidas, compartilhamentos e comentários feitos.

Esse é um indicador muito importante para ações de branding, por exemplo, onde a imagem que a marca transmite para se público é o maior objetivo da comunicação.


Interações

Além de acompanhar o volume do seu engajamento, é essencial ficar de olho na qualidade das interações de suas postagem, afinal, o que as pessoas estão comentando?

Como está sendo essa troca com sua marca, positiva ou negativa?

Analisar essa interação permite que você como gestor descubra se as suas publicações estão agradando o público, criando uma base para novas ações de aproximação e comprovação de efetividade.


Crescimento por canal

Ficar de olho no crescimento de cada canal mostra qual os resultados das suas estratégias de um modo geral. Isso porque, se a sua base de seguidores estiver crescendo, o público está mais disposto em se envolver com sua empresa.

Por mais que essa métrica seja considerada de vaidade nas redes sociais (aquelas que não trazem muitos resultados reais para seu negócio) é preciso observar os dados para pensar de forma estruturada.


CTR  - Taxa de Cliques

Para estratégias de marketing de conteúdo, nas quais as redes sociais são usadas para direcionar tráfego para blogs, analisar a taxa de cliques é muito importante para saber o desempenho das publicações.

A partir dessa métrica você pode avaliar se o seu público visualizou o seu conteúdo, clicando e interagindo com ele.


Tráfego de acesso

Por mais que o CTR mostre qual é o interesse do seu público em determinados conteúdos, é através do tráfego em redes sociais que se pode descobrir o real volume de acesso a blogs ou sites.

Adquirida pelo Google Analytics - que possui uma integração com os sites para obtenção de dados - essa métrica é bastante assertiva.

Com ela também é possível ter mais conhecimento ao cruzar dados, entendendo se o tráfego direcionado é efetivo, analisando junto do indicador da taxa de rejeição e outros.


Taxa de rejeição

Essa métrica aponta o quanto o seu público está rejeitando o seu conteúdo, mostrando a porcentagem de acessos a sua plataforma que não tiverem nenhum tipo de interação com a página e logo foram fechadas.

Ela também pode ser analisada dentro das redes sociais, mostrando as descurtidas da página, denúncias de SPAM e bloqueio de conteúdos por parte dos usuários.

Uma vez que você conhece melhor o que o seu público está rejeitando, é possível ter insights de melhorias nos conteúdos publicados.


Conversão

Por fim, a queridinha de todos! Quem não ama uma conversão não é mesmo?

A taxa de conversão indica quantas pessoas estão de fato começando um negócio com sua empresa. Bastante importante em lojinhas online, ela é ótima para aquisição de leads.

Com esse indicado, também visto no Google Analytics, é possível entender como suas redes sociais estão impactando diretamente os seus resultados.


Fique de olho em todas as plataformas

Como dissemos, cada rede sociais possui um Analytics próprio para você analisar os dados e observase os resultados estão sendo os que você esperava.

Tire um tempinho para aprender mais sobre cada uma das plataformas, compreender onde estão as informações do seu perfil e encontrar os dados valiosos para a criação da sua próxima campanha!

A análise dos resultados das suas redes sociais trazem diversas oportunidades de melhorias para suas estratégias de Marketing Digital.


Cruze sempre os dados e estude com calma como as suas publicações estão impactando o público!

Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar e assim transformar o mercado de maneira positiva.

Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais:

www.instagram.com/agencia_ecos | www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos


Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Pesquisar
Últimas Postagens































Chamar no
Whatsapp