Blog ECOS

Campanhas publicitárias: Entenda qual o momento apropriado e como elas podem alavancar vendas


11-08-2020


Campanhas publicitárias: Entenda qual o momento apropriado e como elas podem alavancar vendas

Para se destacar entre tantas marcas, conteúdos, fotos, textos, vídeos e ideais espalhados por uma infinidade de telas, você precisa de uma campanha publicitária inesquecível e assertiva!

É por meio das campanhas que é possível criar posicionamento e lembrança na mente dos consumidores, construindo referência para a aquisição de produtos e/ou serviços.

Ter uma campanha publicitária bem elaborada faz toda a diferença dentro do mercado, mas é preciso entender o momento apropriado para usá-las

Esse não é um trabalho fácil de ser realizado, e precisa de muito planejamento estratégico. A boa notícia é que estamos aqui para guiá-lo nesse caminho.

Continue lendo para descobrir poder que as campanhas reservam para a sua empresa!


Campanha publicitária: o que é?


Uma campanha publicitária é um conjunto de ações de publicidade em um período determinado e desenvolvidas a partir de um planejamento estratégico específico, com um objeto principal, na maioria das vezes a promoção de uma marca, individuo, serviço ou produto.

As campanhas são fundamentais para a divulgação da sua empresa, utilizando-se de vários anúncios e conteúdos dentro de um mesmo conceito criativo.

São eles que vão ajudar o posicionamento e a lembrança na cabeça do seu consumidor!

Algumas ferramentas são mais conhecidas dentro das campanhas publicitárias, como comerciais, jingles, conteúdos em redes sociais e spots de rádio. Mas existem muitas outras para obtenção do resultado esperado. 

Porém, é necessário entender que elas só irão funcionar uma vez que estiverem direcionadas para as pessoas corretas!


Os pilares de uma campanha publicitária de sucesso


Uma campanha publicitária precisa apresentar sempre um conceito e um tema, sendo primeiro a mensagem que se pretende transmitir e segundo a maneira como o conceito será apresentado.

É preciso ter sincronia entre os valores e condutas da empresa além dos propostos pela campanha, pois tudo precisa conversar para não descredibilizar a empresa.

Para ter sucesso é preciso seguir uma lista essencial:

  • Briefing 

Captar as informações é primordial para saber qual caminho seguir, por isso o briefing é a primeira coisa que deve ser feita. 

Esse documento é responsável pela base de todas as ações posteriores criadas pela agência. É preciso conter objetivos de uma campanha, definição de público-alvo, informações do mercado, pontos fortes e fracos, concorrentes, restrições, etc.

  • Planejamento

Uma vez que o briefing está em mãos é preciso realizar um planejamento estratégico, que precisa de muita pesquisa para complementar quaisquer informações sobre o mercado.

Pense em maneiras de comunicar o que a campanha quer pensar, de possibilidades geográficas e é claro, financeiras.

  • Conceito criativo

Agora que sabemos quem é o público e o que ele deseja, chegou a hora de entender como chamar a atenção do mesmo, buscando formas criativas de sintetizar todos os conceitos propostos.

É preciso criar uma argumentação válida e que possa ser aplicada na prática!

  • Veículos da mídia

Uma vez que o conceito está aprovado, chegou a hora de “rodar sua campanha”, colocando-a em prática. 

Qual o melhor meio para a comunicação? Seu público tem acesso às redes digitais, ou está primordialmente nos meios mais tradicionais?

Todas essas questões precisam ser respondidas tanto no briefing quanto no planejamento para que os pontos levantados possam criar um caminho perfeito para a veiculação. Pense também no tempo e frequência de cada ação dentro de um meio.

Quanto mais efetiva for uma campanha publicitária, maior será o espaço da empresa na mente dos consumidores, e consequentemente maior a chance de ser escolhida!


O momento certo


Como vimos uma campanha bem executada consegue agregar valor à marca, além da notoriedade dentro do mercado, tornado-a mais conhecida e familiar para o público.

Mas quando criar campanhas publicitárias? Existe um momento correto para tal estratégia?

É preciso entender que o investimento em publicidade é o caminho primordial para quem busca fazer mais dinheiro com sua marca.

Não existe um momento correto para uma campanha existir, mas sim um objetivo a ser seguido por isso a importância do planejamento!

É preciso entender qual o objetivo da empresa em determinada situação para que a criação de estratégias sejam efetivas e assertivas.

Uma campanha pode funcionar para vários propósitos, como:

  • Buscar novos clientes;

  • Investir nos clientes atuais;

  • Aprimorar o relacionamento com o público;

  • Trabalhar uma marca (branding);

  • Trabalhar o posicionamento da empresa;

  • Explorar novos canais de comunicação;

  • Vender!

Para cada um desses objetivos específicos é preciso criar uma campanha específica, com a comunicação correta, nos canais corretos e para o público certo.

Primeiramente é preciso fazer um diagnóstico para entender as circunstâncias atuais, para que assim, a partir desses dados, seja possível traçar as melhores ações para os conceitos da campanha publicitária!

Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar e assim transformar o mercado de maneira positiva.

Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais:

www.instagram.com/agencia_ecoswww.facebook.com/agenciaecoswww.linkedin.com/company/agenciaecos 


Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Pesquisar
Últimas Postagens































Chamar no
Whatsapp