Blog ECOS

Como anda a gestão de marca da sua empresa?


18-08-2020


Como anda a gestão de marca da sua empresa?

É preciso ter em mente que o ativo mais importante da sua empresa é a marca!

Se ela for gerenciada de forma correta, é possível criar diferenciação de mercado, identificação com o público e gerar valor para o seu negócio.

Mas como anda a gestão da sua marca? Será que ela está sendo feita da maneira correta e potencializando esses pontos citados acima? Ou será que ela está um pouco esquecida em alguma gaveta? 


O que é gestão de marca

A gestão de marca - ou branding - envolve várias atividades que partem da concepção da marca em si e criam ações cotidianas de marketing para o mercado.

O objetivo dessa gestão é se posicionar na mente dos consumidores, atenuando de forma clara os diferenciais que você tem e atraindo o público ideal.

É preciso entender que uma marca não é apenas um logotipo, mas sim todos os pontos de contato que seu público tem com você, sendo a maneira como ela é percebida e entendida pelos consumidores.

De forma geral, pode-se dizer que a marca é a junção de um conceito ou ideia com o seu produto, ou serviço!

Assim, o que a gestão de marca faz é adotar as melhores estratégias para que ela fique conhecida, desejada e fortalecida no mercado e por todos os públicos com os quais se relaciona.


Os componentes da gestão eficiente 

Existem alguns conceitos base para compreender a fundo a gestão de marca e entender como essa solução necessária pode se fortalecer.

  • Propósito - todas as marcas precisam de uma promessa definida, mas é preciso de uma promessa além para os clientes. Esse é o motivo pela qual seu time faz o que faz e seus clientes compram de você;

  • Consistência - todos os pontos de contato com o seu público precisam falar a mesma língua, estando sempre alinhados com o propósito e posicionamento da marca;

  • Emoção - essa é a maneira como sua marca se posiciona usando emoções e para se comunicar de forma efetiva. O storytelling é perfeito aqui;

  • Flexibilidade - a maneira como os consumidores agem e se relacionam com sua marca pode mudar, e isso não significa perder a consistência, mas sim se adaptar aos desejos reais do público sem perder a identidade;

  • Envolvimento dos funcionários - na grande maioria dos casos, eles são o ponto de contato mais importante com seus clientes e, por isso, devem agir sempre de forma consistente com sua marca. Além de que, se a empresa não consegue ter uma boa gestão e comunicação com os funcionários, dificilmente terá com o público;

  • Lealdade - clientes leais, que amam e defendem sua marca, merecem recompensas por isso. Sempre agradeça e parabenize as contribuições;

  • Lembrança de competitividade - aprenda com os concorrentes, acompanhando o que eles estão fazendo e pensando em maneiras de superar cada uma das ações de gestão que estão sendo empregadas.


A importância da gestão de marcas


Esse processo envolve a análise e esboço de como uma marca será percebida pelo público, fazendo com que a estratégia de gerenciamento correta abra os caminhos que a empresa precisa seguir para se tornar bem sucedida.

Um dos aspectos mais importantes nesse desenvolvimento é garantir que a percepção seja de líder dentro de um nicho.

Já que sem um direcionamento, consumidores, prospects e compradores podem não entender quem é você no segmento e o que esse nicho oferece. 

Importante frisar que para uma boa gestão de marca, não é preciso necessariamente gastar um valor alto, mas sim a junção de uma análise completa da sua marca com as estratégias assertivas!

Desenvolva sempre uma experiência constante que também cumpra as promessas oferecidas, aumentando a confiança com os clientes e potencializando a credibilidade.

É preciso ter sempre:

  • Consciência – O público alvo sabe de você e o seu segmento;

  • Reputação – Eles devem gostar de você;

  • Valor – Eles devem conseguir ver valor em comprar de você;

  • Lealdade – Eles devem preferir a sua marca.

Depois da leitura desse conteúdo, com certeza você pode perceber como a gestão de marcas é importante e quais são os passos fundamentais para garantir excelência nesses processos, ponderando se o que está sendo feito na sua empresa é suficiente.

Entre em contato para garantir uma gestão de marcas assertivas e entender tudo que pode ser feito na sua organização!


Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar e assim transformar o mercado de maneira positiva.

Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais:

www.instagram.com/agencia_ecos | www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos 


Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Pesquisar
Últimas Postagens































Chamar no
Whatsapp