18-08-2020
É preciso ter em mente que o ativo mais importante da sua empresa é a marca!
Se ela for gerenciada de forma correta, é possível criar diferenciação de mercado, identificação com o público e gerar valor para o seu negócio.
Mas como anda a gestão da sua marca? Será que ela está sendo feita da maneira correta e potencializando esses pontos citados acima? Ou será que ela está um pouco esquecida em alguma gaveta?
A gestão de marca - ou branding - envolve várias atividades que partem da concepção da marca em si e criam ações cotidianas de marketing para o mercado.
O objetivo dessa gestão é se posicionar na mente dos consumidores, atenuando de forma clara os diferenciais que você tem e atraindo o público ideal.
É preciso entender que uma marca não é apenas um logotipo, mas sim todos os pontos de contato que seu público tem com você, sendo a maneira como ela é percebida e entendida pelos consumidores.
De forma geral, pode-se dizer que a marca é a junção de um conceito ou ideia com o seu produto, ou serviço!
Assim, o que a gestão de marca faz é adotar as melhores estratégias para que ela fique conhecida, desejada e fortalecida no mercado e por todos os públicos com os quais se relaciona.
Existem alguns conceitos base para compreender a fundo a gestão de marca e entender como essa solução necessária pode se fortalecer.
Propósito - todas as marcas precisam de uma promessa definida, mas é preciso de uma promessa além para os clientes. Esse é o motivo pela qual seu time faz o que faz e seus clientes compram de você;
Consistência - todos os pontos de contato com o seu público precisam falar a mesma língua, estando sempre alinhados com o propósito e posicionamento da marca;
Emoção - essa é a maneira como sua marca se posiciona usando emoções e para se comunicar de forma efetiva. O storytelling é perfeito aqui;
Flexibilidade - a maneira como os consumidores agem e se relacionam com sua marca pode mudar, e isso não significa perder a consistência, mas sim se adaptar aos desejos reais do público sem perder a identidade;
Envolvimento dos funcionários - na grande maioria dos casos, eles são o ponto de contato mais importante com seus clientes e, por isso, devem agir sempre de forma consistente com sua marca. Além de que, se a empresa não consegue ter uma boa gestão e comunicação com os funcionários, dificilmente terá com o público;
Lealdade - clientes leais, que amam e defendem sua marca, merecem recompensas por isso. Sempre agradeça e parabenize as contribuições;
Lembrança de competitividade - aprenda com os concorrentes, acompanhando o que eles estão fazendo e pensando em maneiras de superar cada uma das ações de gestão que estão sendo empregadas.
Esse processo envolve a análise e esboço de como uma marca será percebida pelo público, fazendo com que a estratégia de gerenciamento correta abra os caminhos que a empresa precisa seguir para se tornar bem sucedida.
Um dos aspectos mais importantes nesse desenvolvimento é garantir que a percepção seja de líder dentro de um nicho.
Já que sem um direcionamento, consumidores, prospects e compradores podem não entender quem é você no segmento e o que esse nicho oferece.
Importante frisar que para uma boa gestão de marca, não é preciso necessariamente gastar um valor alto, mas sim a junção de uma análise completa da sua marca com as estratégias assertivas!
Desenvolva sempre uma experiência constante que também cumpra as promessas oferecidas, aumentando a confiança com os clientes e potencializando a credibilidade.
É preciso ter sempre:
Consciência – O público alvo sabe de você e o seu segmento;
Reputação – Eles devem gostar de você;
Valor – Eles devem conseguir ver valor em comprar de você;
Lealdade – Eles devem preferir a sua marca.
Depois da leitura desse conteúdo, com certeza você pode perceber como a gestão de marcas é importante e quais são os passos fundamentais para garantir excelência nesses processos, ponderando se o que está sendo feito na sua empresa é suficiente.
Entre em contato para garantir uma gestão de marcas assertivas e entender tudo que pode ser feito na sua organização!
Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar e assim transformar o mercado de maneira positiva.
Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais:
www.instagram.com/agencia_ecos | www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos
20-09-2021
A alta dos Podcasts11-05-2021
Quais as peculiaridades do Pinterest ADS11-01-2021
Tendências do Marketing Digital para 202106-10-2020
9 livros que todo publicitário precisa ler28-09-2020
Como criar uma persona18-09-2020
Por que eu preciso ter um logotipo?21-08-2020
Afinal por que Copywriting é tão importante?18-08-2020
Como anda a gestão de marca da sua empresa?26-06-2020
Marketing Offline: Você ainda lembra dele?02-01-2017
Estudo de caso Agência ECOS + Pizza na Roça22-06-2016
As 4 vantagens de possuir um e-commerce
Compartilhe essa Postagem!