21-08-2020
Na redação para web é essencial criar conteúdos estratégicos para conversão, garantindo os resultados esperados. É nesse momento que entre o Copywriting!
Com o poder dessa estratégia é possível criar textos por meio do uso de planejamento de palavras, encantando e convencendo o seu leitor.
Mas é preciso entender que existem muitos elementos e técnicas dentro do Copy, é preciso saber como usá-las de forma correta, para que seja possível convencer seu público-alvo de que alguma coisa é fundamental para a vida dele.
Apenas com as palavras seus clientes irão se encantar e seguir as ações que você deseja!
Para entender melhor sobre o assunto e descobrir de uma vez por todas como aplicar o copywriting em seus conteúdos, continue lendo!
O copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o seu leitor a realizar uma ação específica.
Essa técnica deve escrever o “copy” (texto) em um caráter persuasivo, utilizando sempre gatilhos mentais para despertar o interesse do público, gerando assim vendas e conversões.
Escrever textos que visam a conversão nada mais é do que pensar em seu conteúdo de forma estratégica, persuadindo seu leitor e induzindo-o na tomada de decisão que você deseja.
Isso pode ser várias coisas, como, por exemplo, se cadastrar em um e-mail, assinar uma newsletter, fazer download de algum material, seguir ou curtir uma página, assistir um vídeo ou efetuar uma compra de produto/serviço.
Engana-se quem acredita que as duas coisas são iguais. Mesmo que muito próximas e complementares, elas possuem diferenças significativas.
O Copywriting faz uso de uma CTA (Call-to-Action) bem forte, enquanto a redação publicitária funciona como um “anúncio de venda suave.”
De um ponto de vista mais prático, o primeiro é mais apropriado para estratégias de atração, como o Inbound Marketing, em processos de venda longos e persuasivas. Já o segundo é um instrumento voltado para vendas diretas e mais rápidas.
Assim fica clara que os campos não são perfeitamente distintos, mas sim, se complementam constantemente, já que o copywriting “nasceu” da redação publicitária e grande parte de suas ferramentas são incorporadas.
Escrever bem é essencial para essa estratégia, mas não é o suficiente para transformar o seu leitor em um cliente.
São muitos os ensinamentos dentro de um bom copy e que devem ser respeitados na produção de qualquer conteúdo do Marketing Digital.
Os 3 mandamentos básicos são:
Inspirar o leitor;
Criar um relacionamento com a marca;
Motivar o leitor a tomar uma atitude em relação ao conteúdo.
Já os elementos principais para uma boa estratégia de copywriting, e que devem ser usados para que o conteúdo seja benéfico para o leitor são:
Pesquisa;
Objetivo;
Exclusividade;
Otimização;
Análise.
Agora vamos falar um pouco sobre as principais técnicas dentro da escrita persuasiva e que tornam o objetivo muito mais real e bem-sucedido.
Conheça seu público-alvo;
Estabeleça o tom e a linguagem correta;
Crie títulos matadores;
Crie uma conexão com o leitor;
Aposte em verbos de ação;
Faça comparações;
Utilize números e pesquisas;
Antecipe-se às objeções;
Trabalhe a capacidade de persuasão;
Conte histórias;
Faça perguntas com respostas positivas;
Escreva como você fala;
Venda benefícios e experiências;
USE GATILHOS MENTAIS!
Vimos que não basta escrever um texto bonitinho. É preciso conhecer e estudar as técnicas e elementos textuais que otimizem essa conversão.
Para que isso aconteça você tem que praticar!
Escreva materiais ricos em conteúdo e qualidade, adaptando sempre a linguagem e história ao que o seu leitor procura. Estimule sua criatividade se mantendo atualizado nas tendências e busque referências do que você gosta de ler e acompanhar.
Aprofunde-se sempre nos temas que você vai escrever para assim criar autoridade no assunto, buscando sempre analisar suas fontes e evitar usar dados ou informações falsas, ou que prejudiquem sua imagem.
O mais importante é ser objetivo. Você não precisa ficar enrolando ou dando voltar para falar sobre o assunto e não pense nunca em diminuir a inteligência do seu leitor, ele quer encontrar respostas de forma clara e objetiva.
Por fim, certifique-se de que o que você está falando é realmente relevante para o leitor e você terá um copywriting bastante efetivo!
Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar e assim transformar o mercado de maneira positiva.
Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais:
www.instagram.com/agencia_ecos | www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos
11-01-2021
Tendências do Marketing Digital para 202106-10-2020
9 livros que todo publicitário precisa ler28-09-2020
Como criar uma persona18-09-2020
Por que eu preciso ter um logotipo?21-08-2020
Afinal por que Copywriting é tão importante?18-08-2020
Como anda a gestão de marca da sua empresa?26-06-2020
Marketing Offline: Você ainda lembra dele?02-01-2017
Estudo de caso Agência ECOS + Pizza na Roça22-06-2016
As 4 vantagens de possuir um e-commerce
Compartilhe essa Postagem!