28-09-2020
Muito usada no meio, principalmente em planejamentos estratégicos para gerar conteúdo de qualidade, a persona é uma ferramenta essencial para quem deseja ser assertivo na hora de comunicar!
Entender sobre quem compra seu produto ou serviço é fundamental não somente para o desenvolvimento de produtos, mas também para todas as estratégias de comunicação da sua marca.
Quando compreendemos quem é nosso público-alvo e criamos uma persona é possível utilizar as informações de forma produtiva para que toda ação e tomada de decisão seja direcionada de forma assertiva.
Vem aprender como criar uma persona e alcançar o público certo com seus conteúdos.
Uma persona (também conhecido como avatar ou buyer persona) é um personagem fictício que representa o cliente ideal da sua empresa!
Para que isso seja possível, é preciso coletar dados de clientes reais, como comportamento, problemas, objetivos e informações demográficas.
O objetivo é criar um perfil para sintetizar as principais características de seus clientes, conseguindo criar estratégias alinhadas com o seu público, capazes de atender as demandas.
Se você já possui uma base de clientes reais, essa será a fonte perfeita para começar a obter dados. Importante lembrar que ela não é necessariamente classificada por idade, sexo ou região, mas sim, pelos hábitos de consumo e preferências pessoais.
Dica importante: É preciso focar tanto em clientes satisfeitos quanto nos insatisfeitos. Em ambos os casos, é possível aprender algo para ser aprimorado sobre a percepção da sua empresa.
É muito comum que exista uma confusão quando o assunto é persona e público-alvo, sendo que muita gente pode achar que são até a mesma coisa.
É preciso que fique claro: persona e público-alvo não são sinônimos!
Público-alvo é mais generalista, considerando dados comuns de uma parcela abrangente de pessoas. Ex: Homens e mulheres, entre 25 a 35 anos, classe B.
Já persona vai mais a fundo trazendo informações personalizadas e humanizadas, considerando problemas, hábitos, situações e fatos da vida. Ex: Marina, 28 anos, formada em comunicação e trabalha em uma empresa de porte médio. Ama animais e sonha em ser promovida em até 2 anos.
Agora que ficou bem claro o que é e a diferença de público-alvo, chegou a hora de aprender a criar uma persona e criar conteúdos assertivos!
Não tem fórmula mágica nessa hora. É preciso pesquisar!
Quem são seus clientes, com o que eles trabalham, o que fazem no dia a dia, como se informam, quais os medos, as maiores necessidades e desafios...
Assim, você levanta dados concisos para criar um avatar e não apenas suposições. Lembre-se que isso é um processo e não uma representação do que você acha que ser o seu consumidor ideal.
A persona deve ser o resultado de análises, pesquisas, dados e construção estratégica. Como base, ela precisa seguir estes cinco passos:
Coleta de dado de clientes reais;
Realização de perguntas a esses clientes;
Análise dos dados coletados;
Estruturação da persona;
Envolvimento de toda a equipe na hora de criar conteúdos e estratégias.
Nunca se esqueça de adicionar hobbies, estilo de vidas, mídias utilizadas, hábitos de compra, critérios para decisão de compra, qual tecnologia mais usa, qual ferramenta digital prefere, frustrações, desafios, aspirações e crenças como parte das suas entrevistas para criação de persona.
Utilizar nomes para esses avatares também é uma ótima maneira de facilitar o processo e debater internamente sobre as estratégias, colocando a persona como alvo. Por exemplo: “Será que a Olivia se interessaria por X conteúdo?”
Considere também a persona como um visitante que acabou de chegar, e que não conhece e nem está procurando sua empresa, mas sim uma solução para determinado problema!
Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar e assim transformar o mercado de maneira positiva.
Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais!
www.instagram.com/agencia_ecos | www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos
20-09-2021
A alta dos Podcasts11-05-2021
Quais as peculiaridades do Pinterest ADS11-01-2021
Tendências do Marketing Digital para 202106-10-2020
9 livros que todo publicitário precisa ler28-09-2020
Como criar uma persona18-09-2020
Por que eu preciso ter um logotipo?21-08-2020
Afinal por que Copywriting é tão importante?18-08-2020
Como anda a gestão de marca da sua empresa?26-06-2020
Marketing Offline: Você ainda lembra dele?02-01-2017
Estudo de caso Agência ECOS + Pizza na Roça22-06-2016
As 4 vantagens de possuir um e-commerce
Compartilhe essa Postagem!