Blog ECOS

Como criar uma persona


28-09-2020


Como criar uma persona

Muito usada no meio, principalmente em planejamentos estratégicos para gerar conteúdo de qualidade, a persona é uma ferramenta essencial para quem deseja ser assertivo na hora de comunicar! 

Entender sobre quem compra seu produto ou serviço é fundamental não somente para o desenvolvimento de produtos, mas também para todas as estratégias de comunicação da sua marca.

Quando compreendemos quem é nosso público-alvo e criamos uma persona é possível utilizar as informações de forma produtiva para que toda ação e tomada de decisão seja direcionada de forma assertiva.

Vem aprender como criar uma persona e alcançar o público certo com seus conteúdos.


Afinal, o que é uma persona?

Uma persona (também conhecido como avatar ou buyer persona) é um personagem fictício que representa o cliente ideal da sua empresa

Para que isso seja possível, é preciso coletar dados de clientes reais, como comportamento, problemas, objetivos e informações demográficas.

O objetivo é criar um perfil para sintetizar as principais características de seus clientes, conseguindo criar estratégias alinhadas com o seu público, capazes de atender as demandas.

Se você já possui uma base de clientes reais, essa será a fonte perfeita para começar a obter dados. Importante lembrar que ela não é necessariamente classificada por idade, sexo ou região, mas sim, pelos hábitos de consumo e preferências pessoais.

Dica importante: É preciso focar tanto em clientes satisfeitos quanto nos insatisfeitos. Em ambos os casos, é possível aprender algo para ser aprimorado sobre a percepção da sua empresa.


Público-alvo e Persona: Tem diferença?

É muito comum que exista uma confusão quando o assunto é persona e público-alvo, sendo que muita gente pode achar que são até a mesma coisa.

É preciso que fique claro: persona e público-alvo não são sinônimos!

Público-alvo é mais generalista, considerando dados comuns de uma parcela abrangente de pessoas. Ex: Homens e mulheres, entre 25 a 35 anos, classe B.

persona vai mais a fundo trazendo informações personalizadas e humanizadas, considerando problemas, hábitos, situações e fatos da vida. Ex: Marina, 28 anos, formada em comunicação e trabalha em uma empresa de porte médio. Ama animais e sonha em ser promovida em até 2 anos.



Como criar personas

Agora que ficou bem claro o que é e a diferença de público-alvo, chegou a hora de aprender a criar uma persona e criar conteúdos assertivos!

Não tem fórmula mágica nessa hora. É preciso pesquisar! 

Quem são seus clientes, com o que eles trabalham, o que fazem no dia a dia, como se informam, quais os medos, as maiores necessidades e desafios...

Assim, você levanta dados concisos para criar um avatar e não apenas suposições. Lembre-se que isso é um processo e não uma representação do que você acha que ser o seu consumidor ideal.


A persona deve ser o resultado de análises, pesquisas, dados e construção estratégica. Como base, ela precisa seguir estes cinco passos:

  1. Coleta de dado de clientes reais;

  2. Realização de perguntas a esses clientes;

  3. Análise dos dados coletados;

  4. Estruturação da persona;

  5. Envolvimento de toda a equipe na hora de criar conteúdos e estratégias.


Nunca se esqueça de adicionar hobbies, estilo de vidas, mídias utilizadas, hábitos de compra, critérios para decisão de compra, qual tecnologia mais usa, qual ferramenta digital prefere, frustrações, desafios, aspirações e crenças como parte das suas entrevistas para criação de persona.

Utilizar nomes para esses avatares também é uma ótima maneira de facilitar o processo e debater internamente sobre as estratégias, colocando a persona como alvo. Por exemplo: “Será que a Olivia se interessaria por X conteúdo?”

Considere também a persona como um visitante que acabou de chegar, e que não conhece e nem está procurando sua empresa, mas sim uma solução para determinado problema!


Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar e assim transformar o mercado de maneira positiva.

Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais!

www.instagram.com/agencia_ecos | www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos


Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Pesquisar
Últimas Postagens





























Chamar no
Whatsapp