Blog ECOS

9 livros que todo publicitário precisa ler


06-10-2020


9 livros que todo publicitário precisa ler

A criatividade está diretamente ligada à inspiração. Para o mercado da comunicação, é indispensável acompanhar transformações, entender sobre novidades, ler sobre as inovações e estudar como a teoria pode potencializar a prática. 

A leitura é grande aliada na hora de criar referências e dar aquele up na criatividade! Ler diariamente é uma excelente maneira de absorver conhecimento e turbinar a imaginação, criando mais espaço para novas ideias.

Pensando nisso, separamos uma lista com 9 livros que todo publicitário PRECISA LER. Essas são apenas algumas opções para se manter atualizado sobre esse mundo de constante aprendizado.


9 livros que os publicitários não podem deixar de ler

Essa lista vai te ajudar a relacionar seus conhecimentos às melhores práticas da comunicação, publicidade e marketing. 

Mas não ache que você só precisa de livros teóricos tá!? De forma geral, a leitura incentiva a criatividade e aumenta o leque de referências, por isso, sempre que possível leia também histórias que você gosta e que não sejam necessariamente do nicho da comunicação.


1) Na toca dos Leões - Fernando Morais

Publicado pela editora Planeta do Brasil, essa obra de Fernando Morais aborda em detalhes a história de uma das agências de publicidade mais premiadas e consolidadas do mundo: a WMcCann.

O livro procura exibir o mundo da publicidade sob uma ótica mais realista, desmistificando todo o glamour por trás do ambiente e aproximando os profissionais do dia a dia.


2) Estratégias semióticas da Publicidade - Lucia Santaella, Winfried Nöth 

Para todos os formandos da comunicação, os termos “Sinais, Signos e Semiótica” são bastante conhecidos e abordados em matérias específicas da graduação.

Nesse livro, os autores irão mostrar como a linguagem publicitária é composta de sub sentidos que facilmente se introduzem no subconsciente do consumidor. 

A obra foi publicada pela editora Cengage Learning, e também traça um estudo sobre três grandes marcas: Antarctica, Itaú e Malboro.


3) A estratégia do oceano azul -  W. Chan Kim, Renée Mauborgne

Essa obra aborda métodos para a exploração e entrada de novos mercados livres de concorrentes.

Repleto de várias ferramentas e metodologias que, segundo os autores, devem ser seguidas por quem busca fugir do complexo mercado competitivo, o livro percorre 8 pontos fundamentais para o sucesso nesse contexto.


4) A lógica do consumo - Martin Lindstrom

Esse é um livro bastante indicado nas salas de aulas de comunicação social, pelo fato do autor percorrer sobre as verdades e mentiras sobre aquilo que compramos.

Publicado pela editora Nova Fronteira, esse volume relata aos leitores as interpretações de pesquisas que estudam as reações dos cérebros humanos aos estímulos da publicidade e como se desenrola a venda dos produtos.


5) A Cauda Longa - Chris Anderson

O termo “cauda longa” é bastante usado na rotina dos profissionais que trabalham com marketing digital. No entanto, esse conceito também se estende a todas as plataformas usadas para a publicidade e propaganda.

Com mercados cada vez mais nichados, os conceitos do autor serão progressivamente aplicados em seus planejamentos e ações de comunicação.


6) Do caos à criação publicitária - João Anzanello 

Voltado mais para o contexto criativo, esse livro que todo publicitário deveria ler foi escrito por João Anzanello Carrascoza, e aborda o intrigante mundo das ideias.

O autor também fala sobre algumas fontes de pesquisa, como o contraste, semelhança e a contiguidade. Mas para além da criatividade, o escritor também aborda questões para criar uma campanha de sucesso.


7) Storytelling - Histórias que deixam marcas - Adilson Xavier

O que torna uma história interessante? É sobre isso que o autor questiona nessa obra. Adilson Xavier nos mostra qual o segredo para criar boas histórias, deixando bem claro que existe sim um processo guiado pela ficção, ao mesmo tempo, em que fatos verdadeiros passam credibilidade.

Se você gosta de escrever e é apaixonado por redação publicitária, essa leitura é sem dúvida uma ótima maneira de aprimorar ainda mais suas técnicas.


8) Deu branco -  Waldemar Ciglioni

As crônicas escritas por Waldemar Ciglioni são uma forma de conhecer um publicitário em sua forma mais pura. Nesse livro, o autor conta algumas histórias da sua carreira sobre criação e redação publicitária.


9) Pequenas agências, grandes resultados - Antonio Lino Pinto

A gestão financeira em agências de publicidade vem ganhando cada vez mais espaço em conteúdos especializados, e mostrando que os números também são parte (MUITO IMPORTANTE) da comunicação.


Fundamental para qualquer gestor que gostaria de ir além das ideias criativas atribuídas aos profissionais, o livro trata do assunto de forma abrangente e é uma ótima leitura tanto para gestores consolidados quanto para os que estão iniciando na carreira.

E aí, o que você achou da nossa lista com esses 9 livros que todo publicitário deveria ler? Essa é mais uma maneira de potencializar a criatividade e dar aquela expandida nas referências na hora de criar!

Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar e assim transformar o mercado de maneira positiva.

Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais!

www.instagram.com/agencia_ecos | www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos


Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Pesquisar
Últimas Postagens





























Chamar no
Whatsapp