Blog ECOS

Entenda a diferença entre Marketing, publicidade e propaganda


12-10-2020


Entenda a diferença entre Marketing, publicidade e propaganda

Mesmo para quem é da área da comunicação, existe uma confusão entre os termos Marketing, Publicidade e Propaganda. Isso acontece porque muita gente acredita que as palavras são sinônimos, o que não é verdade!

É preciso entender melhor esses três conceitos para conseguir dar passos decisivos na hora do planejamento e saber quais estratégias usar.

Um bom começo é entender a publicidade e propaganda como uma ferramenta que o marketing usa na hora de promover produtos/serviços.

Continue a leitura para entender melhor!


A diferença entre Marketing, Publicidade e Propaganda


O que é Marketing?

Segundo a American Marketing Association (AMA), o Marketing é a atividade de comunicar, criar e entregas ofertas que possuam algum tipo de valor para clientes, consumidores, parceiros e a sociedade no geral.

Podemos entender o Marketing como o conjunto de estratégias e objetivos que uma empresa usa para a sua comunicação, indo muito além de apenas divulgação.

Além disso, os objetivos propostos nesse conceito variam conforme a necessidade do momento e estratégia que a organização pretende seguir.

Philip Kotler (conhecido como o pai do Marketing) afirma que ele é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que necessitam e desejam por meio da geração de oferta, valor e troca de produtos.


Marketing 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0

Com as transformações e evoluções digitais, o Marketing foi modificando seus aspectos e se estruturando de acordo com o presente.

  • Marketing 1.0 é o tipo de marketing que a maioria das empresas opera, lucrando sobre a mente das pessoas na oferta de serviços de qualidade;

  • Marketing 2.0 é definido a partir do empenho que as empresas têm de conhecer melhor seus clientes e hábitos, criando produtos/serviços que atendem melhor às necessidades;

  • Marketing 3.0 aqui as empresas já não estão apenas interessadas em vender os produtos mas também construir um espaço melhor no mundo. Os valores são ampliados;

  • Marketing 4.0 para Kotler esse é o estado mais avançado do Marketing, surgindo da consolidação do mundo digital e da necessidade das empresas estarem presentes nesse meio, ampliando resultados com o uso de dados.


O que é Publicidade?

A publicidade é uma maneira de estimular os clientes a realizarem suas compras. Esse é um dos meios de anunciar ou promover determinado produto/serviços.

As ações de publicidade são infinitas e variam de acordo com a estratégia das marcas, do orçamento, do público e do que se pretende comunicar.

Estão disponíveis os veículos de comunicação, as redes sociais, as mídias online e offline e dezenas de plataformas e meios para fazer com que você se torne conhecido.

Para esse intuito, geralmente, a publicidade apropria-se de estratégias de persuasão como informar, apresentar benefícios, mostrar vantagens, fazer comparativos, solucionar problemas, e por aí vai.


E a propaganda nisso tudo, entra onde?

Você já deve ter escutado que Publicidade e Propaganda são a mesma coisa, né? E para falar a verdade, na prática, o mercado considera isso.

Inclusive, o CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão), que é a entidade criada para assegurar boas práticas comerciais entre Agências de publicidade, anunciantes e veículos de comunicação, indica que tanto propaganda quando publicidade tratam-se de “qualquer forma remunerada de difusão de mercadorias, ideais, serviços ou produtos.”

No entanto, estudos acadêmicos afirmam que existe uma diferenciação entre os dois termos. 

A publicidade tem a intenção de promover produtos/serviços e empresas, como vimos. Já a propaganda está no campo das ideologias e causas. Como o próprio nome diz, tem o papel de propagar, divulgar e criar condições para que o mercado conheça esses produtos/serviços e empresas.

Por isso, a propaganda está mais ligada a questões que envolve princípios, ideias, causas, doutrinas ou prática.


Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar e assim transformar o mercado de maneira positiva.

Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais!

www.instagram.com/agencia_ecos | www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos


Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Pesquisar
Últimas Postagens





























Chamar no
Whatsapp