10-11-2020
As estratégias de marketing e publicidade estão sendo feitas de forma diferente devido aos novos players do mercado: os influenciadores digitais.
Diversas marcas apostam em ações com figuras públicas, que fazem a divulgação de produtos e serviços de forma muito mais intimista e real do que na publicidade tradicional.
Mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher o melhor influencer para a sua marca. Afinal, certamente você está buscando resultados que refletem no alcance e no número de vendas do seu produto ou serviço - e não precisa nem deve cair em furadas.
Confira algumas dicas que preparamos para ajudar você nesse processo!
Tenha objetivos bem definidos
Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing, seja on ou offline, é preciso estabelecer os principais objetivos a serem atingidos.
Nesse momento, defina o que você deseja alcançar ao contratar um influencer para sua empresa: quer tornar sua marca mais conhecida? Deseja aumentar o número de vendas? Ou busca responder às objeções específicas que o público tem a respeito de seu produto?
Para cada objetivo, existirá um influenciador ideal. Estude muito bem quais são suas metas antes de contratar o rosto que estampará as ações da sua marca.
Lembre-se: número de seguidores não é tudo
Ainda que os números causem impacto em um primeiro momento, não são eles que irão ditar se o influenciador será capaz de entregar os resultados que você espera.
Os dados mais importantes dizem respeito à capacidade de engajamento e à qualidade do conteúdo produzido pelo profissional. Além disso, é preciso ficar atento se a parceria será relevante para a sua empresa, se o público do influenciador é o mesmo da sua marca, se a forma com ele que se comunica é a que você gostaria de falar com seus consumidores, dentre outros aspectos muito mais qualitativos do que quantitativos.
Cada vez mais, popularidade no Instagram não é sinônimo de bons relacionamentos com o público. Exemplo disso são os chamados micro influenciadores: com uma quantidade menor de seguidores, eles possuem maior poder de persuasão, justamente por essa característica de proximidade e “conversa com amigos” que seus posts possuem.
Aposte em quem cria conteúdo relevante
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest em parceria com a Spark, empresa referência em marketing de influência, 76% dos internautas brasileiros já foram impactados por influenciadores digitais e consumiram produtos e serviços indicados por eles.
De acordo com esse estudo, os posts patrocinados não prejudicam a confiança no influenciador ou na marca, mas o conteúdo precisa ser relevante e autêntico, demonstrando que o produto/serviço realmente está presente na rotina do profissional.
Então, fica fácil entender que um dos principais aspectos a serem considerados nesse momento é a capacidade de engajamento do influenciador. Para isso, deve haver valor no conteúdo compartilhado - e não postar por postar.
E isso não somente para as campanhas a serem veiculadas: o ideal é que o influencer consiga despertar a atenção e a confiança do público em todas as suas postagens, facilitando a aceitação dos chamados publiposts.
O mercado de influenciadores digitais está cada vez mais amplo e diverso, oferecendo inúmeras possibilidades para as marcas que desejam criar relacionamentos mais próximos com seus consumidores.
Como dissemos, é preciso ficar atento a algumas questões para que a parceria renda bons resultados para a sua marca. Seguindo nossas dicas, sua empresa estará um passo mais perto de conquistar o coração do público!
Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar e assim transformar o mercado de maneira positiva.
Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais!
www.instagram.com/agencia_ecos | www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos
11-01-2021
Tendências do Marketing Digital para 202106-10-2020
9 livros que todo publicitário precisa ler28-09-2020
Como criar uma persona18-09-2020
Por que eu preciso ter um logotipo?21-08-2020
Afinal por que Copywriting é tão importante?18-08-2020
Como anda a gestão de marca da sua empresa?26-06-2020
Marketing Offline: Você ainda lembra dele?02-01-2017
Estudo de caso Agência ECOS + Pizza na Roça22-06-2016
As 4 vantagens de possuir um e-commerce
Compartilhe essa Postagem!