Blog ECOS

E-mail Marketing: Entenda como você pode criar estratégias que contribuem para o crescimento do seu negócio


18-12-2020


E-mail Marketing: Entenda como você pode criar estratégias que contribuem para o crescimento do seu negócio

Em tempos de redes sociais, há quem pense que o e-mail tenha deixado de ser uma ferramenta eficiente de comunicação. 

Mas essas pessoas não poderiam estar mais enganadas! É justamente nesse cenário que o e-mail desponta como uma forma mais pessoal e individualizada de se aproximar do seu público.

Neste artigo, preparamos um conteúdo completo para que você entenda como as estratégias de E-mail Marketing podem ajudar a alavancar o seu negócio. Fique com a gente e confira!


O que é E-mail Marketing?

E-mail Marketing é uma ferramenta Marketing Digital que possibilita a comunicação direta entre a empresa e seus leads e clientes. 

Através da lista de contatos (mailing), é possível segmentar o público e disparar conteúdos considerados relevantes, nutrindo a base de leads e fortalecendo a imagem da marca junto aos consumidores. 

Se antigamente o E-mail Marketing era considerado uma forma de comunicação em massa e invasiva, atualmente a situação é completamente oposta: com a ajuda das ferramentas de automação, os profissionais de marketing compreendem que essa é uma das formas mais inteligentes de personalizar anúncios e outros conteúdos. 


Entenda os tipos de E-mail Marketing que você pode implementar na sua estratégia

Antes de implementar o E-mail Marketing na sua estratégia de Marketing Digital, é preciso compreender que existem diversos tipos de e-mail e que cada um deles possui uma função diferente junto ao público. Confira algumas opções que você pode adotar:


E-mail de boas-vindas

Este e-mail deve ser enviado automaticamente logo que o cliente aceitar receber suas campanhas, para que se sinta assistido pela empresa. 

Esta é uma forma de apresentar a empresa ao usuário e informá-lo sobre os conteúdos que ele receberá dali em diante. Mas é preciso tomar cuidado com o tom da mensagem, que não pode passar a impressão de que o cliente será incomodado pela marca. 


Atualização do blog

Este tipo de e-mail é uma excelente forma de aumentar o tráfego do seu blog, avisando aos seus contatos que novos conteúdos foram postados. É uma maneira de interagir mais com o público, além de nutrir a base de leads. 

É importante ficar atento para que o e-mail não revele todo o conteúdo do blogpost e mate a curiosidade do leitor de saber mais. Por isso, aposte em conteúdos sucintos e que despertem a vontade do usuário de saber mais, gerando CTAs (Call to Actions) que os direcionem para a página do blog. 


Newsletter 

A newsletter é um e-mail informativo e periódico, que seleciona assuntos relevantes e pensados especialmente para cada tipo de cliente. 

Esta é uma forma de manter uma boa relação com o seu público, personalizando a comunicação e demonstrando que você o conhece bem. Afinal, em meio a tantas informações na internet, receber um material personalizado e relevante é sempre bem-vindo. 


Convite para eventos 

Os e-mails podem ser uma excelente forma de convidar seu público a participar dos eventos que sua empresa promove. 

Para isso, é essencial apresentar os benefícios do comparecimento, além de identificar de forma clara as informações como local, data e hora. Não deixe de disponibilizar o link para a página de inscrição ou compra de ingressos. 


E-mail promocional 

Os e-mails promocionais são aqueles em que você oferece produtos ou serviços para seus clientes. 

Neste momento, é preciso muita cautela: selecione muito bem o público para cada produto. Afinal, o e-mail é uma ferramenta muito pessoal e os usuários tendem a rejeitar empresas que invadem seu espaço oferecendo itens que não são de seu interesse. 

Além disso, preze por conteúdos objetivos e com mensagens visuais que chamem a atenção do leitor e desperte o desejo de compra. Abuse dos CTAs criativos que conduzam ao clique!


E-mail para e-commerce 

Para quem possui uma loja virtual, delinear uma estratégia de e-mail marketing deve ser prioridade. 

Isso porque é justamente com o e-mail que o cliente fará o cadastro no site e é por esse canal de comunicação que ele espera se manter informado sobre a situação de seu pedido. 

Além disso, esta pode ser uma excelente forma de enviar ofertas aos consumidores e alertá-los sobre itens esquecidos no carrinho - momento em que você pode realizar uma oferta exclusiva e incentivar o fechamento da compra. 


Benefícios do E-mail Marketing para a estratégia de Marketing Digital 

Ainda não está convencido sobre as vantagens de utilizar o E-mail Marketing em seus planejamentos de conteúdo?

Então, preparamos uma lista das principais vantagens desse tipo de comunicação para a sua empresa! 


Grande alcance

O e-mail marketing é uma ferramenta barata e que possibilita entregar a mensagem para um grande número de usuários

Isso porque o endereço de e-mail concentra todas as ações que realizamos em outros canais da internet: para cadastrar em redes sociais, realizar login em sites, realizar compras online. Ou seja: temos em mãos uma parte essencial das atividades dos usuários da rede. 


Previsibilidade 

Quando lançamos um post ou uma campanha nas redes sociais, não temos total controle sobre qual parcela do público terá acesso àquele conteúdo, porque os algoritmos limitam a entrega e determinam o que é mais relevante para cada usuário. 

Com o E-mail Marketing, isso não acontece. Se selecionamos 100 contatos da nossa lista para receber um material, temos a certeza de que todos os 100 o receberão. Assim, o alcance desse canal é altamente previsível. 


Nutrição e educação dos leads

Estratégias de Marketing Digital exigem muita dedicação, sendo necessário nutrir seus leads com conteúdos relevantes desde o primeiro contato com a marca até mesmo depois que o negócio for fechado. 

O E-mail Marketing é um excelente canal para isso, possibilitando a aproximação com o público e conduzindo-o pelo funil de vendas. 


Dicas para realizar um planejamento de E-mail Marketing que alavanque seu negócio 

Até aqui, vimos que o E-mail Marketing é uma ferramenta poderosa para estreitar o relacionamento com o seu público. 

Agora, ajudaremos você a traçar um plano de ação para colocar em prática todos esses conhecimentos. Confira:


  1. Defina sua persona: Entenda com quem você irá conversar, estabeleça a linguagem adequada e os tipos de conteúdos mais relevantes para o seu público.
  2. Estabeleça os objetivos da campanha: Antes de disparar um e-mail, compreenda sua finalidade e quais métricas devem ser utilizadas acompanhar os resultados. 
  3. Determine a frequência de envios: Entenda que não é enchendo a caixa de entrada de seus clientes que você irá fidelizá-los. Por isso, estabeleça uma frequência inicial e vá testando. Aqui, a palavra-chave é justamente essa: teste, teste, teste!
  4. Elabore um calendário de envios: Depois de chegar a uma frequência ideal para o seu público, elabore um cronograma de disparo e respeite-o. 


Com todos esses conhecimentos sobre E-mail Marketing, você estará a frente de muitos concorrentes e poderá elaborar uma estratégia de comunicação com seus clientes muito mais assertiva. Dessa forma, estará investindo no crescimento da sua empresa e ecoando bons resultados!


Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais!

www.instagram.com/agencia_ecos | www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos


Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Pesquisar
Últimas Postagens