mox

Blog ECOS

Tendências do Marketing Digital para 2021


11-01-2021


Tendências do Marketing Digital para 2021

As mudanças causadas pelo novo coronavírus tiveram impactos em diversos âmbitos de nossas vidas. O comportamento do consumidor e os processos organizacionais foram remodelados diante do cenário de pandemia e isolamento social. 

Nesse sentido, o digital se consolidou como um importante canal de comunicação e relacionamento com o público -  a transformação digital se tornou ainda mais urgente. 

Considerando a conjuntura de constantes inovações, preparamos este artigo com as principais tendências do Marketing Digital para o recém-chegado 2021. Fique com a gente e boa leitura!


Conteúdo gerado por usuários 

O chamado User Generated Content (UGC) ou conteúdo gerado por usuários denomina todo e qualquer conteúdo produzido pelos clientes nas redes sociais e site das empresas: comentários, avaliações, vídeos, imagens, respostas de quizzes, dentre outros. 

Esse não é um conceito recente, mas em 2021 tende a se fortalecer, uma vez que as empresas estão cada vez mais conscientes do poder de influência dos usuários comuns. Afinal, o público confia mais em pessoas como elas do que na publicidade de marcas e grandes influenciadores. 

Desta forma, as principais vantagens que o UGC oferece são o alto nível de autenticidade do conteúdo e de oportunidade de relacionamento com os usuários. 

Algumas estratégias que podem ser usadas nesse sentido são:

  • Repostar os stories de usuários que mencionam a marca;

  • Publicar avaliações dos usuários no site ou e-commerce;

  • Lançar concursos culturais para estimular a ação dos usuários. 


Micro e nano influenciadores 

O marketing de influência já se mostrou bastante efetivo para as estratégias de comunicação das marcas. No entanto, a parceria com grandes (macro) influenciadores pode não ser tão eficaz quanto se imaginou que seria.

Além de exigirem valores altos por cada postagem, celebridades e criadores de conteúdo com mais de um milhão de seguidores tendem a não ter uma taxa de engajamento satisfatória, principalmente quando comparados aos influenciadores de “menor porte”.

Micro influenciadores têm um público mais fiel e engajado e geralmente atuam em um nicho específico do mercado. Isso torna muito mais fácil encontrar usuários realmente interessados nos produtos ou serviços divulgados, aumentando as possibilidades de conversão. 

Por isso, em 2021, procure por influenciadores que produzem conteúdos ligados à área de atuação da sua marca, cujos seguidores sejam engajados e estejam interessados nos produtos divulgados por eles. 

 

Conteúdos interativos e humanização das marcas

Após um ano de distanciamento social, que nos impediu de estar perto das pessoas que amamos, nossa principal forma de interação foi via internet. 

Nesse sentido, as marcas já começaram a apostar em conteúdos interativos para criar um envolvimento humano com seu público. Aquelas empresas que souberam compreender seu papel em momentos difíceis como a pandemia conseguiram realmente se conectar com as pessoas, gerando maior identificação com os consumidores. 

Conteúdos como quizzes, ebooks, infográficos, questionários, enquetes e vídeos interativos podem ser utilizados para conquistar a atenção do público e gerar mais engajamento. 

Além disso, os consumidores desejam perceber que as marcas não se preocupam apenas com o lucro, mas também com as pessoas e o planeta. No entanto, essa humanização precisa ser genuína e não apenas para surfar na onda, por modismo. 

As causas que as marcas defendem devem ter início em seus processos internos, desde a contratação de funcionários até a elaboração dos produtos. 


Agile Marketing

2020 nos mostrou que devemos estar preparados para responder rapidamente às mudanças do mercado. A cada semana que se passava, o cenário era outro, por isso muitas estratégias de marketing tiveram que ser revistas e adaptadas ao “novo normal”. 

Essa necessidade de respostas rápidas e de criação de canais de comunicação remota com os clientes e colaboradores fez com que o Agile Marketing se tornasse uma tendência cada vez mais forte entre os gestores. 

O Agile Marketing é uma metodologia de gestão de projetos da área de marketing que insere o departamento no ritmo acelerado da era digital. Em um mundo tão dinâmico e volátil, não faz sentido apostarmos em planejamentos anuais de marketing ou reuniões cansativas que podem ser substituídas por e-mails. 

Se desejamos ser mais ágeis e apostar em melhorias contínuas, devemos ser mais flexíveis, focar nos consumidores e avaliar as estratégias em ciclos mais curtos.

Em 2021, para nos adequar às demandas do mercado, será necessário desburocratizar ainda mais os processos e apostar em estratégias de respostas rápidas aos desafios que se apresentarem. 

 

Vendas por redes sociais

Mudanças nas principais plataformas permitiram que muitas marcas utilizassem seus perfis nas redes sociais como uma vitrine ou canal de vendas. O chamado comércio social é uma das maiores tendências para o marketing digital em 2021. 

Os posts compráveis têm se mostrado um “caminho do futuro”, já que pesquisas mostram que o público está mais propenso a adquirir um produto ou serviço quando a experiência de compra é simplificada. 

Desta forma, o Facebook Shops e as lojas do Instagram podem ser aliados importantes para aumentar suas vendas. 

  

Neste artigo, apresentamos algumas das principais tendências para 2021, no que se refere às estratégias de marketing digital. 

A maioria dessas mudanças foi potencializada pela pandemia, em que o isolamento social ditou novos hábitos e comportamentos de consumo, além de exigir a adequação dos processos por parte das empresas. 


A transformação digital já está acontecendo e a Agência ECOS convida você a ecoar a voz da sua marca e alcançar bons resultados juntos! 

 

Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais!

www.instagram.com/agencia_ecos | www.facebook.com/agenciaecos |    www.linkedin.com/company/agenciaecos


Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Pesquisar
Últimas Postagens


































Chamar no
Whatsapp