Blog ECOS

Planejamento de comunicação: estratégias focadas na obtenção dos resultados desejados


11-02-2021


Planejamento de comunicação: estratégias focadas na obtenção dos resultados desejados

Independentemente do setor do mercado em que sua empresa atue, é essencial que se tenha uma visão a longo prazo, traçando metas que o ajudem a alcançar o resultado desejado. Portanto, elaborar um planejamento estratégico é uma etapa indispensável para gestores que buscam rendimentos sólidos. 

Com a comunicação da sua marca, isso não poderia ser diferente: de nada adianta criar posts para as redes sociais se você não traçar um plano racional para isso, considerando a linguagem adequada e a frequência ideal para falar com o seu público. Desta forma, estará apenas desperdiçando tempo e dinheiro. 

Contar com um plano de comunicação é indispensável para ecoar a voz da sua marca no mundo digital, em que todos os concorrentes estão nas redes e é preciso encontrar maneiras eficientes para se destacar. 

Neste artigo, falaremos sobre o papel do planejamento de comunicação no crescimento do seu negócio e como elaborar uma estratégia que funciona. Continue a leitura e confira!


Qual o papel do plano de comunicação no crescimento da minha empresa? 

Como dissemos, um bom planejamento de comunicação pode ser a peça-chave para garantir os diferenciais competitivos de uma empresa, agregando valor ao produto ou serviço em questão. 

Trata-se de um documento estratégico, que deve estar alinhado aos propósitos da organização e que precisa ser revisto de tempos em tempos para verificar se ainda faz sentido para o cenário atual. 

Confira alguns pontos que devem estar contidos em seu plano de comunicação:


Objetivo

Esse é o ponto de partida do plano de comunicação - e de toda a estratégia adotada pelos gestores. 

Dessa forma, o plano de comunicação deve deixar claro quais são os objetivos para aquele momento. Lançar sua marca no mercado ou ampliar o market share de seus produtos exigem esforços distintos, por isso é preciso traçar o caminho com muita precisão. 


Públicos 

Além de compreender a fundo quem são os consumidores de seus produtos ou serviços, é preciso considerar os outros públicos que se relacionam com sua empresa: dos colaboradores até os fornecedores, se existe uma relação, deve haver uma comunicação efetiva. 

Um bom planejamento de comunicação deve considerar todos os públicos estratégicos (stakeholders) da empresa.


Mensagem 

Definidos o objetivo e os públicos com quem sua empresa irá se comunicar, é preciso definir o que e como falar. Trata-se de definir a abordagem e o tom de voz da sua marca, que deve ser coerente ao lidar com as audiências em seus diferentes canais. 


Canais 

A decisão sobre os canais por onde as mensagens serão veiculadas será orientada pelo seu público. Afinal, se deseja falar com um público mais jovem, não há por que investir em publicidade em jornais e revistas impressos. 

Portanto, para definir os melhores canais e a frequência da comunicação com seu público-alvo, é preciso conhecê-lo profundamente e agir estrategicamente. 


Avaliação

Não existe um planejamento estratégico sem instrumentos de avaliação e mensuração de resultados. Se você traçou um objetivo a ser cumprido, é necessário verificar se as ações realizadas estão sendo eficazes. 

Veja quais são as métricas que fazem sentido para serem utilizadas no planejamento em questão e trace uma estratégia para monitorar os resultados obtidos ao longo do tempo. 


Como elaborar um planejamento estratégico de comunicação?


Está convencido sobre a importância de planejar seus esforços de comunicação, mas não sabe por onde começar?

Confira algumas dicas sobre os principais aspectos que deve considerar ao elaborar esse documento tão relevante: 


Entenda a situação de mercado da sua empresa 

Antes de saber onde sua empresa deve chegar, é preciso conhecer o cenário em que ela se encontra agora. Alcançar os objetivos de seu plano de comunicação depende de onde a organização está atualmente.

Portanto, faça uma análise ampla e profunda da situação atual da sua marca: considere o posicionamento, os canais de comunicação, o tom de voz utilizado, a maneira como se relaciona com seus públicos e a imagem que possui junto a cada um deles.


Defina objetivos e metas

Como dissemos, os objetivos do planejamento de comunicação devem ser traçados de forma estratégica e essa é uma das etapas mais importantes a serem consideradas. 

Os objetivos são os “pontos de chegada” de suas ações de comunicação e marketing, enquanto as metas são os “check points” que indicam se você está indo na direção correta.

 

Conheça seu público-alvo

É preciso definir seu público-alvo a partir de critérios mais específicos do que somente dados demográficos. 

Entenda quais são os valores e os problemas enfrentados por seus potenciais clientes, estabelecendo as ações que sua marca pode realizar para ajudar essas pessoas - e quais são as formas mais eficientes para se relacionar com elas. 

 

Defina o orçamento 

Antes de iniciar a execução do seu planejamento, é preciso ter em mente a quantidade de recursos disponíveis para esse fim. Dessa forma, você pode distribuir a verba de forma mais inteligente, considerando o retorno esperado de cada ação. 

 

Estabeleça um cronograma 

Um bom plano de comunicação deve ditar quando as ações idealizadas serão colocadas em prática. 

No entanto, é preciso ter flexibilidade para lidar com as incertezas do mercado: se alguma grande mudança ocorrer no período previsto para a execução de seu planejamento, não hesite em alterar a rota. Tempos difíceis exigem adaptação. 

 

Avalie e adapte suas ações 

Para avaliar se o planejamento de comunicação está alcançando os objetivos traçados, é preciso monitorar cada etapa com muita atenção. 

Se algo não atingir o desempenho desejado, é preciso fazer adaptações e melhorar as condutas para atender aos propósitos iniciais estabelecidos. 

Neste artigo, falamos sobre como o planejamento de comunicação pode ajudar a sua marca a conquistar resultados sólidos e satisfatórios, de acordo com as estratégias estabelecidas inicialmente. 

Para realizar um planejamento de comunicação ainda mais eficaz,  que tal contar com a ajuda de quem entende do assunto? Temos uma equipe dedicada e pronta para fazer a voz da sua marca ecoar em todo o território digital!

Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar e assim transformar o mercado de maneira positiva.


Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais!

www.instagram.com/agencia_ecos | www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos




Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Pesquisar
Últimas Postagens