Blog ECOS

Clubhouse: saiba tudo sobre a rede social que promete bombar nos próximos meses


05-02-2021


Clubhouse: saiba tudo sobre a rede social que promete bombar nos próximos meses

Exclusividade, debates importantes e oportunidade de expansão de networking são os principais atrativos da nova rede social que tem ganhado destaque no cenário internacional. 

Desenvolvido em 2020, o Clubhouse é um aplicativo baseado em voz em que o usuário pode participar de salas temáticas de discussão, seja como moderador, “palestrante” ou ouvinte. 

Atualmente disponível apenas para usuários de iPhone e com convite para participar, o Clubhouse é uma grande aposta dos amantes da tecnologia e de novas oportunidades de conexão. 

Quer saber como funciona a rede social queridinha de grandes artistas e empresários gringos? Continue a leitura e descubra!


Como funciona o Clubhouse?

O Clubhouse é uma rede social baseada em áudio em que podem ser criadas salas temáticas sobre os mais diversos assuntos, desde pautas sociais como racismo e feminismo até música e entretenimento, passando por consultorias em empreendimentos e tecnologia. 

Na prática, o Clubhouse funciona como um grande evento online, com debates importantes que podem durar horas a fio. 

Por ser baseado em áudio, é impossível gravar um vídeo ou escrever qualquer comentário durante as “palestras” do Clubhouse. 


Qual é a dinâmica do Clubhouse?

Como dissemos, para utilizar o Clubhouse, você precisa ter um iPhone e receber um convite de um usuário que já esteja na plataforma. 

Ao se cadastrar, você seleciona os assuntos de seu interesse ou busca por pessoas influentes com as quais gostaria de dividir a sala. Assim, você pode criar seu próprio grupo ou participar de um existente. 

No Clubhouse, o usuário pode desempenhar três papéis: o moderador, o palestrante e o ouvinte. 


O moderador

Quando você cria uma sala, automaticamente se torna um moderador. O moderador tem o poder de adicionar ou remover outros palestrantes. Além disso, você poderá guiar a conversa e terá uma grande influência no conteúdo e no tom da discussão. 

Segundo as diretrizes do Clubhouse, os melhores moderadores são aqueles que selecionam cuidadosamente o grupo de palestrantes da sala, incluindo diversos tipos de pessoas, personalidades e perspectivas. Eles ainda gerenciam ativamente a conversa e consideram a experiência da audiência, dando oportunidade para os ouvintes fazerem suas perguntas aos palestrantes, por exemplo. 


O palestrante

Ao criar uma sala, você também se torna automaticamente um palestrante, assim como o próximo membro que decidir participar da conversa. Os demais membros entrarão como ouvintes e devem ser convidados - pelo moderador - a falar.

As regras da comunidade Clubhouse também estabelecem as boas práticas de um palestrante. Dividir o palco com outros palestrantes aumenta a amplitude e a profundidade da conversa, trazendo diversas vozes para o debate. 

Também é possível “mutar” e “desmutar” outros participantes, trazendo mais dinamismo para o diálogo. Se desejar retornar à audiência ou sair da sala sem ser notado, sem problemas, isso é perfeitamente possível clicando no botão “leave quietly” (sair silenciosamente). 


O ouvinte

Quando escolhe participar de uma conversa já existente, entrará na sala como ouvinte - e com o microfone no mudo. 

Como um ouvinte, você pode relaxar e absorver os aprendizados da conversa. Você não precisa se sentir pressionado a falar, mesmo se o moderador te convidar ao palco. Mas, se desejar dar uma palavrinha sobre o assunto, basta apenas clicar no botão “Raise hand” (levantar a mão) e esperar que o moderador conceda a vez a você. 

Enquanto estiver ouvindo as palestras (e podcasts ao vivo, como preferir denominar essa interessante experiência), aproveite para descobrir e se conectar a novas pessoas ou procurar novas salas do seu interesse. 

Essa é uma excelente forma de exercitar seu lado multitarefas: você pode acompanhar os debates do Clubhouse enquanto trabalha, lava a louça, pratica atividades físicas e muito mais. 


Insights sobre a rede social do momento

Podemos fazer algumas análises importantes sobre o Clubhouse e como ele é um reflexo do momento que estamos vivendo. 

Em primeiro lugar, há que se destacar o caráter de exclusividade que a necessidade de convite confere ao aplicativo. Esse atributo “VIP” e “misterioso” desperta a curiosidade do público e funciona como um excelente gatilho emocional para conquistar cada vez mais usuários para a nova rede social.

Além disso, não podemos nos esquecer do momento social que estamos vivendo: em plena pandemia, estamos ávidos por novas conexões e por grandes eventos de debates, tão comuns na anterior à Covid-19.

O fato de ser baseada em áudio também confere mais veracidade ao conteúdo compartilhado: em fotos e vídeos é possível fazer modificações e criar uma falsa realidade, mas a fala (a entonação, a cadência e o tom de voz) é muito mais verdadeira do que as imagens. 


Os criadores do Clubhouse garantem que estão trabalhando para tornar essa rede social cada vez mais aberta ao público, desenvolvendo versões para Android e para outros países. Eles também promovem a aplicação como uma excelente oportunidade de aumentar nosso networking e nos tornarmos pessoas melhores do que éramos antes de entrar nas salas de debate. 

E aí, você ficou curioso para testar essa nova aplicação e desfrutar de seus benefícios? Já tem um convite? Conta para a gente!


Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar e assim transformar o mercado de maneira positiva.

Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais!


www.instagram.com/agencia_ecos | www.facebook.com/agenciaecos

www.linkedin.com/company/agenciaecos




Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Pesquisar
Últimas Postagens