Blog ECOS

Jornada do consumidor: Qual a importância do mapeamento


27-04-2021


Jornada do consumidor: Qual a importância do mapeamento

Antes de efetuar uma compra, o consumidor passa por uma longa jornada de decisões, que tem início no primeiro contato com a marca. 

A chamada jornada do consumidor, jornada de consumo ou jornada de compra é uma ferramenta que permite mapear os passos do público de uma empresa, compreender as peculiaridades desse processo e entregar mais valor para intensificar a experiência com os produtos e serviços oferecidos.

Para construir uma relação mais duradoura com seus clientes, é preciso entender toda a experiência dele com sua marca, analisando todos os pontos de contato de forma estratégica. 

Com essas informações em mãos, você poderá traçar seu planejamento de forma mais assertiva, criando conteúdos mais direcionados à etapa de compra em que seus clientes se encontram. 

Neste artigo, falaremos sobre a jornada do consumidor e sobre a importância de se mapear esse caminho para construir bons resultados para sua marca. Continue a leitura e descubra!


O que é a jornada do consumidor?

Basicamente, a jornada do consumidor é o caminho que uma pessoa percorre desde a percepção de uma necessidade e o primeiro contato com a marca até a realização da compra. Em alguns casos, podem ser incluídos os serviços de pós-vendas, que contribuem imensamente para fortalecer o relacionamento entre a empresa e seus clientes. 

O objetivo de se pensar nessas etapas é ajudar os profissionais de marketing e vendas a desenvolver as melhores estratégias de atração e retenção de clientes, considerando todos os pontos de contato com a marca. 

Normalmente, produtos de consumo rápido, como um lanche ou um almoço, possuem jornadas de consumo mais simples e curtas. Mas, para produtos ou serviços de maior complexidade, esse caminho será mais longo. É o caso de uma pessoa que decide comprar um carro, por exemplo: ela não irá tomar a decisão de uma hora para a outra. 

Independentemente da duração da jornada de consumo, ela sempre irá obedecer a uma sequência de etapas, o chamado funil de vendas. É segundo esse esquema que os profissionais de marketing determinam as ações a serem tomadas. 

A seguir, confira as 4 etapas da jornada do consumidor!


Aprendizado e descoberta

Nessa etapa, o cliente ainda não sabe que tem um problema e será o contato e a interação com a sua marca que irá despertar a curiosidade e o interesse de conhecer mais sobre o assunto. 

Aqui, os conteúdos são objetivos e bem direcionados para que o cliente entenda mais sobre o seu próprio problema, compreendendo suas nuances. 


Reconhecimento do problema 

Depois de descobrir que tem um problema a ser resolvido, o consumidor passa a buscar mais informações e soluções para a questão. 

Nesta etapa, os consumidores estão buscando avaliações de pessoas que já compraram seus produtos ou serviços, bem como os de seus concorrentes. 

Então, é hora de oferecer conteúdos mais aprofundados sobre o tema, demonstrar que sua marca pode ajudá-lo nesse momento. 


Consideração da solução 

Nessa etapa, o cliente já está considerando adquirir o seu produto ou serviço, por isso vai procurar saber ainda mais sobre a sua empresa e sobre a solução que você está oferecendo para ele. 

Nesse momento, é importante ser claro sobre os diferenciais dos itens que sua empresa comercializa, demonstrando para os potenciais compradores quais serão as vantagens que eles irão obter. Essa é a hora de “vender seu peixe”. 


Decisão de compra

Aqui, o consumidor já recebeu muitos estímulos e informações sobre os produtos que irão solucionar o seu problema, portanto já tem condições de tomar uma decisão. 

Nesse ponto, ele irá se lembrar das marcas que o ajudaram nos processos de descoberta e consideração. Se sua empresa esteve presente nas etapas anteriores oferecendo conteúdos relevantes, certamente terá grandes chances de ser escolhida. 


Por que mapear a jornada de consumo? 

Como dissemos anteriormente, mapear a jornada do consumidor permite compreender toda a experiência que ele tem com a sua marca, desde a descoberta do problema até a efetivação da compra. 

Com esse mapa em mãos, é muito mais fácil se colocar no lugar de seu cliente, obtendo alguns insights sobre os problemas que ele pode vir a encontrar pelo caminho - além de dados que ajudam a melhorar essa experiência.

Ao determinar e analisar todos os pontos de contato que os consumidores terão com sua marca, torna-se mais simples criar bons relacionamentos, que posteriormente se transformarão em vendas. 

À medida que essa relação com o cliente se fortalece, o mapa da jornada vai se tornando ainda mais realista, apontando com mais propriedade quais foram os pontos que levaram o público a comprar seus produtos e serviços. 

Assim, quanto mais você se esforça para se aproximar de seus potenciais clientes, mais informações valiosas eles darão para sua empresa - informações essas que ajudam a entender o que está dando certo e o que precisa ser readequado. 

Outros benefícios que o mapeamento da jornada do consumidor oferece são:

  • Entrega de mensagens mais personalizadas, de acordo com as necessidades reais do público;

  • Interações mais significativas entre a marca e os potenciais clientes;

  • Maior eficiência no ciclo de vendas;

  • Direcionamento de recursos para as necessidades específicas dos consumidores nas diferentes fases do funil de compra;

Neste artigo, falamos sobre a importância de pensarmos na compra de um produto ou serviço como resultado de um processo, que muitas vezes pode ser longo e complexo. 

Para aumentar a taxa de conversão de sua empresa, é preciso esmiuçar cada etapa da jornada de compra e entender quais são as necessidades específicas do público naquele momento. 

Mapear a jornada do seu cliente pode ser um processo complicado. Por isso, para obter resultados mais precisos, contar com o apoio de empresas especializadas no assunto pode ser essencial. 

Na Agência ECOS, contamos com uma equipe altamente qualificada para te ajudar a entender os processos de decisão de seus consumidores. Assim, ajudamos sua empresa a encontrar o melhor caminho para ecoar boas vendas. 

Para saber mais sobre esse serviço oferecido, entre em contato conosco! 


www.instagram.com/agencia_ecos

  www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos

 


Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Pesquisar
Últimas Postagens