Blog ECOS

Quais as peculiaridades do Pinterest ADS


11-05-2021


Quais as peculiaridades do Pinterest ADS

Certamente você já ouviu falar ou já utilizou o Pinterest, a rede social conhecida pelo seu ar divertido e que tem como diferencial as marcações (pins) nas imagens. 

Apesar de parecer uma plataforma jovial e descompromissada, o Pinterest pode representar grandes oportunidades para a sua marca, especialmente se você trabalha com e-commerce. 

Os dados divulgados pelo próprio Pinterest mostram que 97% das pesquisas realizadas dentro do aplicativo são feitas por pessoas e não por empresas. Por isso, criar anúncios e campanhas dentro da plataforma pode garantir que você atinja um público altamente engajado.

Neste artigo, vamos explicar porquê o Pinterest é uma excelente forma de alavancar seu reconhecimento de marca (e suas vendas!) e quais são as peculiaridades na hora de criar anúncios. Continue a leitura e descubra!


Como funciona o Pinterest

O Pinterest se descreve como um “website de marcações”, em que os usuários podem colocar um pin (marcador) em qualquer coisa que achem interessante na internet. Esses pins irão aparecer em seus painéis no Pinterest, posteriormente. 

Dessa forma, muitas pessoas veem o Pinterest como uma forma de compartilhar suas marcações ou apenas para salvar conteúdos para um uso posterior. 

Grande parte do público utiliza essa rede social para pesquisar sobre algo que estão querendo comprar, de forma que o Pinterest pode ser considerado um influenciador do comportamento dos consumidores. 


Conheça seu público 

A base de usuários do Pinterest é grande, mas é fortemente constituída por pessoas do sexo feminino. 

Se o público-alvo da sua empresa for muito diferente do que mencionamos acima, pode ser que você encontre dificuldades com o tráfego pago do Pinterest. 

Mas calma! Isso não significa que as campanhas criadas na plataforma não irão funcionar, mas sim que você deve criar estratégias diferenciadas para atrair seu público. Então, apesar do tamanho de certos públicos ser menor, ainda há potencial para a maioria dos mercados no Pinterest. 

O que é importante, em todos os casos em que uma empresa decide investir em tráfego pago, é entender com clareza qual é o seu público-alvo, para que possa focar nas pessoas certas e não perca tempo nem dinheiro. 

Ao definir detalhadamente qual é o seu público, você saberá quais imagens criar e como tornar seus painéis mais populares. 

O próprio Pinterest, na seção “acompanhar o que funciona” te dará insights sobre o que o público tem maior interesse dentro do seu site. 

Para isso, você terá que habilitar o plugin da plataforma na sua página da web, para que o Pinterest colete dados relevantes com base em como as pessoas estão adicionando ‘Pins’ em itens do seu site.


Quais as vantagens do Pinterest Ads?

Como dissemos anteriormente, o Pinterest Ads é um recurso que permite às empresas impulsionar suas publicações dentro da conta na plataforma. 

As principais vantagens de criar anúncios e campanha no Pinterest são:

  • Conquistar a atenção do usuário, oferecendo conteúdos e inspirações que podem ajudá-lo a tomar decisões de compra; 

  • Ampliar o seu brand awareness (reconhecimento de marca); 

  • Gerar mais tráfego para o seu site;

  • Melhorar a taxa de conversão em suas plataformas digitais;

  • Aumentar as vendas de sua loja física ou virtual.


Quais são os formatos de anúncio no Pinterest?

O Pinterest é uma rede social com forte apelo visual, por isso os anúncios disponíveis para serem feitos na plataforma também serão baseados em fotos e outros tipos de imagens. 

A seguir, conheça os principais formatos de ads utilizados no Pinterest:


Estático

O pin padrão (standard pin) é utilizado para expor produtos em imagens verticais ou quadradas. A proporção mais indicada pelo próprio Pinterest é a de 2:3 (1.000 pixels de largura e 1.500 pixels de altura, por exemplo).

Evite utilizar fotos muito abstratas ou que não identifiquem o seu produto ou sua marca de forma imediata. Incluir o seu logotipo de maneira sútil na imagem também pode ser uma estratégia interessante. 


Vídeo

Com anúncios em vídeo, você pode criar storytelling encantadores e chamar ainda mais a atenção de seu público. 

Mas é preciso ficar atento à duração desse conteúdo: vídeos de 6 a 15 segundos tendem a funcionar melhor, assim como aqueles que não precisam de som/narração para fazer sentido, porque a maioria dos usuários assiste os vídeos no aplicativo com o som desligado.


Shopping 

Esse tipo de anúncio tem as mesmas especificações dos pins estáticos e em vídeo, mas é utilizado diretamente para vender um produto de seu catálogo, com foco na conversão para sua loja virtual. 

Dessa forma, enquanto o público está buscando inspirações relacionadas com a sua área de atuação, você estará se antecipando e oferecendo seus produtos. A chance de concretizar vendas aumenta consideravelmente. 


Carrossel 

O anúncio em carrossel oferece diversas imagens para que o usuário deslize para o lado e confira mais conteúdos sobre seus produtos e/ou sua empresa. 

Aqui, as imagens seguem as mesmas orientações do pin padrão — 1:1 (quadrado) ou 2:3 (vertical).


Coleções 

Esse tipo de anúncio pode ser bastante interessante para lojas de vestuário, porque consiste em uma imagem principal destacada e, logo abaixo, mais três imagens menores que se relacionam com a primeira.

Dessa forma, você pode utilizar a foto principal com uma composição de look e, nas imagens abaixo, expor as peças separadamente. Isso certamente irá conquistar o seu público. 


Como encontrar seu público no Pinterest Ads

Dentro dos anúncios do Pinterest, existem seis principais ferramentas de segmentação que garantem que você chegue até o público ideal. 

Conheça cada uma delas a seguir:

  • Segmentação automatizada: aqui, é o próprio Pinterest Ads que cria a audiência, com base nas características do pin que está sendo anunciado. 

  • Dados demográficos: essa é uma das principais formas de segmentar um público e criar campanhas de alcance e reconhecimento de marca, pois utiliza informações como idade, sexo, localização geográfica e idiomas.

  • Interesses: essa segmentação é feita de acordo com os conteúdos que o usuário costuma consumir dentro do aplicativo. 

  • Palavras-chave: a utilização de palavras-chave atinge uma audiência mais inclinada a tomar uma ação, uma vez que a busca por determinado termo demonstra que ela está interessada em encontrar uma solução para o seu problema.

  • Lista de clientes: aqui, você irá atingir uma audiência que, em algum momento, já interagiu com os seus conteúdos ou em sua loja virtual. 

  • Públicos semelhantes:  de acordo com os interesses e comportamentos de quem já comprou da sua empresa, o Pinterest Ads cria uma segmentação com outras pessoas que tenham essas mesmas características.


Como dissemos ao longo deste artigo, o Pinterest é uma rede social repleta de potencialidades para os mais diversos segmentos de empresas - e investir em tráfego pago nesta plataforma pode ser uma excelente escolha para ecoar bons resultados. 

Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas que possam se beneficiar e assim transformar o mercado de maneira positiva.

Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais!


www.instagram.com/agencia_ecos 

 www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos


Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Pesquisar
Últimas Postagens