Blog ECOS

6 filmes e séries sobre o mundo do marketing e da publicidade que você precisa assistir


17-05-2021


6 filmes e séries sobre o mundo do marketing e da publicidade que você precisa assistir

Manter-se atualizado é algo básico para todas as áreas de atuação, mas é ainda mais essencial para os profissionais do marketing e da publicidade. Afinal, devemos sempre estar à frente dos consumidores, conhecendo as tendências e as inovações do mercado. 

Por isso, qualquer oportunidade que tivermos de expandir nossos conhecimentos e nosso repertório cultural deve ser aproveitada. 

Um filme ou série podem ser muito mais do que simples entretenimento, ainda mais se tratarem sobre o universo do marketing e da publicidade. Essa é uma forma de aprendermos novas abordagens profissionais sem abrir mão da diversão. 

Confira a lista que preparamos, pegue a pipoca e dê o play!


Mad Men 

Nossa lista não poderia começar com outra série! Afinal, Mad Men é uma das séries mais premiadas dos últimos tempos e retrata a rotina de uma agência de publicidade nos anos 1960.

Don Draper é o personagem central, um galã que é o diretor de criação da equipe e que tem diversos insights criativos para resolver os problemas dos clientes da agência. 

A série contextualiza diversos momentos históricos, como o assassinato de John Kennedy e a chegada do homem à lua, demonstrando como esses acontecimento impactavam na rotina dos personagens. 

Mad Men soma incríveis 7 Emmys (o Oscar da televisão) - o que prova que a produção tem muito a nos ensinar! Vale a pena ver cada temporada!


Obrigado por fumar

Você sabe qual é uma das indústrias que mais gerou vendas por meio de estratégias de publicidade e marketing? Isso mesmo: a indústria do cigarro! 

E, neste filme, você irá acompanhar a trajetória do lobista Nick Naylor para defender os direitos dos fumantes, evitando que uma imagem negativa recaísse sobre o cigarro. 

O longa aborda diversas questões interessantes, como a inserção do cigarro nos filmes de Hollywood para vender a imagem de que os “mocinhos” também fumam. 

Essa é uma ótima forma de aprendermos os mecanismos de persuasão amplamente utilizados nas indústrias e nas campanhas de publicidade. 


House of Cards

Uma das séries mais bem-sucedidas dos últimos tempos, House of Cards conta a história de Frank Underwood, um parlamentar americano que não mede esforços para conquistar os seus objetivos. 

Ele manipula o Congresso, a mídia e a opinião pública para tentar se tornar presidente dos Estados Unidos, com a ajuda de sua esposa, Claire Underwood. 

Durante os episódios de House of Cards, podemos ver as estratégias de comunicação, planejamento e execução de ideias e transportar esse conhecimento para o mundo do marketing: é imprescindível conhecer o real interesse de nossos stakeholders para fazer bons negócios. 


Amor por contrato 

Amor por contrato conta a história de uma família de atores que muda para um novo bairro com o objetivo de vender seu estilo de vida. 

Esse filme mostra que o poder de comunicação e influência não está apenas nas mãos de grandes profissionais da área, pessoas comuns podem nos induzir a comprar determinados produtos ou serviços. Alguma semelhança com os digital influencers que fazem tanto sucesso nas redes sociais atualmente?

Com uma narrativa leve, o longa faz uma crítica ao consumismo e mostra como o poder da influência impacta em nossa vida e sociedade. 


The Pitch

Esse documentário dividido em duas temporadas revela os bastidores do mundo da publicidade, mostrando a disputa de duas grandes agências pela conta de um cliente importante. 

Durante os episódios, podemos acompanhar como cada um dos profissionais pensa e expressa suas ideias, como as grandes campanhas são criadas e como a concorrência funciona. 

Além disso, ao acompanhar os pitchs (as apresentações persuasivas) dos profissionais, passamos a imaginar quais soluções nós mesmos poderíamos propor para os problemas de cada episódio. É uma aula e tanto!


A rede social 

É claro que o filme que revela os bastidores da criação de uma das maiores redes sociais da atualidade não poderia ficar de fora dessa lista!

É interessante conhecer como o Facebook foi criado - a partir da vontade de ganhar algum destaque entre as garotas de Harvard - e compreender que o sucesso da rede não foi por acaso. 

Durante o filme, descobrimos como os criadores, em suas respectivas áreas, souberam usar as ferramentas necessárias para lidar com a concorrência e alavancar o Facebook. 


Com essa lista, a diversão do fim de semana já está garantida e você ainda irá aprender muito sobre o universo da persuasão, do marketing e da publicidade. 

Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais!


www.instagram.com/agencia_ecos

 www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos


Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Pesquisar
Últimas Postagens