Blog ECOS

Veja como o online e o offline podem se complementar


10-06-2021


Veja como o online e o offline podem se complementar

É indiscutível o fato de que a pandemia transformou muitos aspectos de nossa realidade. Muitas mudanças, que antes pareciam distantes de serem colocadas em prática, foram potencializadas e implementadas. Hoje, o comportamento do consumidor tem uma faceta muito mais digitalizada. 

Depois de tanto tempo de isolamento social, a retomada gradual da economia é vista como uma oportunidade de buscar algum contato com o mundo físico. No entanto, os consumidores ainda prezam pela segurança que as ferramentas online proporcionam. 

Em um cenário tão peculiar, é importante que as marcas elaborem uma estratégia omnichannel, para que estejam presentes no mundo online e offline - e continuem agregando valor aos seus clientes. 

Neste artigo, falaremos sobre o que é a omnicanalidade e como o online e offline podem se complementar. Confira!


O que é uma estratégia omnichannel?

Também chamada de multicanal, a estratégia omnichannel consiste em compreender que o comportamento do consumidor mudou. Neste novo contexto, regido pelo digital, o cliente busca informações online sobre o produto desejado, mas muitas vezes acaba optando por realizar a compra em lojas físicas. 

Considerando que o smartphone é a principal ferramenta do mundo moderno, as grandes marcas de varejo já buscavam fazer com que suas estratégias de marketing permitam que o consumidor seja convertido em qualquer canal.

Com a pandemia, o que era mera tendência se tornou quase um requisito. Assim, aquelas lojas cujas informações são fáceis de serem encontradas e que possibilitam a realização de compras físicas e online têm ganhado a preferência dos consumidores. 


Como criar estratégias em que o online e o offline se complementam? 

Conforme você já deve ter percebido, o digital tem crescido e se consolidado cada vez mais. Mas, para além disso, o que tem aumentado é a convivência entre os canais físicos e digitais. 

A seguir, preparamos algumas dicas para você criar estratégias de marketing para complementar e potencializar as vantagens de cada tipo de canal. Confira!


Opções de clique e retire

Você já ouviu falar em Local Inventory Ads - LIA (Anúncios de Inventário Local)?

Este é o nome técnico e complicado para um recurso que vem sendo cada vez mais explorado pelas grandes marcas. É uma ferramenta que mostra a disponibilidade e o prazo de retirada dos produtos nas lojas físicas em anúncios do Google Shopping.

O formato “compre online e retire na loja” oferece comodidade e maior poder de escolha ao consumidor. Uma vez que permite que o momento de pesquisa e escolha dos produtos seja feito com calma e segurança, dentro de casa, esta estratégia faz com que a performance (on e offline) seja diretamente impactada. 


Resgate do inesperado

Quem não gosta da sensação de prazer ao encontrar algo que não estava buscando? Em muitos casos (para não dizer todos), o digital não oferece a mesma experiência sensorial que as lojas físicas. 

Por isso, apostar em canais imersivos, usando a tecnologia para misturar os universos on e off pode ser uma excelente alternativa para cativar seus consumidores. 

Ferramentas de realidade aumentada em e-commerces, que permitem a experimentação do produto no rosto, por exemplo, podem ser exploradas. Outra opção é criar canais de experimentação que levam o seu produto até o consumidor. Além de demonstrar atenção, é uma forma de proporcionar novas vivências. 


Coloque a sua marca na rota

Em uma pesquisa realizada pela IPSOS, um dado interessante veio à tona: cada vez mais, as pessoas têm consolidado suas compras físicas em uma única saída de casa. Isso significa que os consumidores têm se planejado mais - e que as marcas devem estar na rota desses potenciais clientes. 

Isso significa estar presente no mundo digital e físico, demonstrando para o público que a empresa se preocupa em oferecer uma experiência completa. 

Uma maneira fácil de oferecer tal experiência é contar com o auxílio do Waze, aplicativo que promove soluções de mobilidade para motoristas. Assim, é possível criar campanhas de destination marketing e mostrar para os usuários que sua marca está perto e disponível para atendê-lo com toda a segurança que o momento exige. 

Drive-ins e drive-thrus também são opções que podem ser amplamente utilizadas, por diversos setores do mercado, pois oferecem a agilidade e a segurança que os consumidores procuram.

As palavras de ordem deste “novo normal” são: preço, produto, prontidão e proteção.


Dicas extras (e rápidas) para uma estratégia omnichannel efetiva

A seguir, confira outras dicas para ajudar a sua marca a complementar as funcionalidades do online e do offline:

  • Mensure o comportamento de compra em todos os canais, do online ao offline.

  • Ofereça informações relevantes em todos os canais em que sua marca se encontra. 

  • Baseie todos os processos de sua empresa nessa estratégia omnichannel. 


Neste artigo, falamos sobre como, cada vez mais, o online e offline se misturam, criando uma experiência única para os consumidores. Os comportamentos de compra mudaram - e as marcas devem acompanhar essa transformação para ecoar bons resultados!


Conte com a Agência ECOS para criar uma estratégia assertiva para a sua empresa! 

Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais!


www.instagram.com/agencia_ecos 
 www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos


Compartilhe essa Postagem!

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Pesquisar
Últimas Postagens