21-07-2021
O aumento das vendas em e-commerce, só em 2020 foi de 22% segundo a The Global Payments Report. Buscando atrair e conquistar mais clientes, as empresas têm procurado melhorar a experiência do usuário em suas lojas virtuais.
Mas afinal, o que significa a tão falada Experiência do Usuário ou User Experiencie (UX)? Esse termo refere-se a percepção do usuário após interagir com um site, blog ou qualquer plataforma digital. Ela pode ser analisada por pesquisas e testes específicos, que ajudam a encontrar o melhor caminho para o usuário.
Cuidar da Experiência do Usuário do seu e-commerce influencia diretamente na otimização das vendas online.
Por isso, conhecer as vantagens que o UX oferece para seu negócio virtual é o primeiro passo para o sucesso. Entre elas estão: facilitar o processo de compra até a finalização, oferecer os termos de compras explicitamente e tornar o carregamento mais rápido.
A seguir acompanhe mais vantagens e também como melhorar a experiência do usuário.
Vantagens do UX para e-commerces
A decisão de compra do seu cliente no meio digital, depende da inovadora e indispensável experiência do usuário. Veja a seguir as principais vantagens.
Satisfação do cliente
A satisfação de um cliente em uma loja física dependem de um atendimento personalizado, informações completas e corretas dos produtos e transparência nos processos de pagamento, entre outras ações e estratégias.
Esses são pontos que se repetem para a loja online, porém para criar a mesma percepção de satisfação, são necessários usar recursos próprios do meio digital.
Aplicar o UX em seu e-commerce ajudará você a dedicar atenção total a toda a jornada do consumidor, através de chat-box, respostas automáticas personalizadas, compartilhando e-mails marketing relacionados a fase da jornada de compras e disponibilizando a Política de Troca e Devolução visíveis de fácil acesso.
Dessa forma, você garante a confiabilidade dos clientes por sua marca, aumentando sua credibilidade em relação aos produtos e serviços de compra oferecidos pelos concorrentes.
Otimização no sistema de busca
Lojas virtuais que adotam técnicas de UX - conteúdos de qualidade, site funcional e responsivo, carregamento rápido - aumentam as chances de seu e-commerce ser encontrado no Google.
Aumento das vendas
Como resultado, quando aplicado de forma correta o UX às etapas de venda as vendas tendem a aumentar.
Portanto, reforçar os cuidados com um cadastro facilitado, redução dos passos até a finalização e diversificar as formas de pagamentos são essenciais para alavancar seu negócio.
Reduz custos
Além das vantagens listadas acima, outra consequência positiva trazida pela experiência do usuário é a diminuição nos casos de reclamações, trocas, devoluções e pedidos de suporte.
Com a automatização e arquitetura de informações corretas seu usuário conseguirá realizar todo processo de compra, poupando o tempo de trabalho dos funcionários do e-commerce, custos de logística e recursos.
Como melhorar a experiência do usuário em seu e-commerce
Agora que já vimos as principais vantagens de aplicar o UX a sua loja virtual, hora de saber quais os pontos você deve estar atento para que a decisão de compra seja bem sucedida.
Funcionalidades da loja virtual
O ponto vital de um e-commerce está em garantir sua total funcionalidade. Entre as funcionalidades importantíssimas estão em vincular uma URL atualizada, sem falhas de carregamento ou bugs.
Outro ponto que merece destaque é manter os cálculos e prazos de frete alinhados, para não provocar nenhuma surpresa indesejada ao cliente.
Aqui alinhar o trabalho dos profissionais de back-end e front-end é fundamental para um funcionamento eficiente e rápido da sua loja virtual.
Arquitetura da informação
O potencial de conversão está conectado com a forma como as informações são dispostas. Segundo Peter Morville, pioneiro na arquitetura de informações, para que elas entregarem uma experiência positiva elas devem ser: úteis, utilizáveis, findability (fáceis de encontrar), acessíveis, desejáveis, valiosas e críveis.
De modo geral, as informações importantes devem estar em destaque, respeitando o fluxo de interação.
Design simples e responsivo
A função do design é despertar emoções positivas, nesse sentido o UX design visa oferecer essas mesmas emoções durante a navegação.
Como nas vendas de lojas físicas a primeira impressão é a que fica. Por isso, capriche nas escolhas dos elementos visuais; na organização do design para que o usuário encontre rapidamente o que procura e na responsividade tornando seu site acessível em qualquer dispositivo.
Cuidar da experiência do usuário do seu e-commerce vai muito além de deixar um site “bonito”, ele deve ser funcional e responsivo!
Conte com a Agência ECOS e uma equipe preparada para criar uma estratégia assertiva para a sua empresa e alavancar suas vendas!
Para outros conteúdos como esse e muito mais sobre publicidade, comunicação e marketing, fique de olho em nossas redes sociais!
www.instagram.com/agencia_ecos |
www.facebook.com/agenciaecos | www.linkedin.com/company/agenciaecos
20-09-2021
A alta dos Podcasts11-05-2021
Quais as peculiaridades do Pinterest ADS11-01-2021
Tendências do Marketing Digital para 202106-10-2020
9 livros que todo publicitário precisa ler28-09-2020
Como criar uma persona18-09-2020
Por que eu preciso ter um logotipo?21-08-2020
Afinal por que Copywriting é tão importante?18-08-2020
Como anda a gestão de marca da sua empresa?26-06-2020
Marketing Offline: Você ainda lembra dele?02-01-2017
Estudo de caso Agência ECOS + Pizza na Roça22-06-2016
As 4 vantagens de possuir um e-commerce
Compartilhe essa Postagem!